Dia 02 de março, Dia do Design Italiano no Mundo


1833: Guerra Civil. As forças de D. Pedro IV repelem a ofensiva miguelista nas linhas leste e noroeste do país.

1872: Portugal assina o Tratado de Comércio com o Império Alemão.

1956: A França reconhece a independência de Marrocos.

1961: Hassan II sobe ao trono de Marrocos.

1969: O primeiro avião supersónico de passageiros do mundo, o franco-britânico Concorde, inicia os voos de teste na cidade de Toulouse, França.

1977: Cimeira dos dirigentes do chamado eurocomunismo, em Madrid. Santiago Carrilho, de Espanha, Georges Marchais, de França, e Enrico Berlinguer, de Itália, definem a aproximação à social-democracia europeia.

2009: Morre, aos 69 anos, o Presidente da Guiné-Bissau, João Bernardo “Nino” Vieira, assassinado a tiro por militares, um dia depois de um atentado contra o chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Tagmé Na Waié.

2012: Morre, aos 93 anos, Dalila Pereira da Costa, escritora e ensaísta. Integrou o Grupo de Filosofia Portuguesa, escola filosófica fundada por Álvaro Ribeiro e José Marinho. Autora de mais de uma dezena de obras, entre ensaio, poesia e ficção, nomeadamente, “O esoterismo de Fernando Pessoa”, “A força do Mundo”. “Encontro na Noite” e “Duas Epopeias das Américas”.

2013: Morre, aos 74 anos, Eduardo Nery, artista plástico que em 2012 foi condecorado pelo Presidente da República como Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique pela sua obra.

2023: Morre, aos 84 anos, José Manuel Galvão Teles, advogado, membro do Conselho de Estado, embaixador de Portugal junto das Nações Unidas entre 1975 e 1976 e chefe de delegação em importantes missões de natureza política e económico-financeira.

.

Este é o sexagésimo segundo dia do ano. Faltam 304 dias para o termo de 2025.

Pensamento do dia: “No dia em que o homem se der conta dos seus profundos equívocos, terá terminado o progresso da ciência”. Marie Curie (1867-1934), cientista francesa de origem polaca, Nobel da Física e da Química.