1521: Morre, com 52 anos, D. Manuel I.
1570: A Dinamarca reconhece a independência da Suécia.
1789: Os Países Baixos austríacos declaram a independência, sob o nome de Bélgica.
1852: D. Maria II faz publicar o decreto que adopta o Sistema Métrico Decimal com a respectiva nomenclatura original, e estipula dez anos para entrar em vigor.
1955: Morre, com 81 anos, o professor António Caetano de Abreu Freire Egas Moniz, criador da psicocirurgia e Prémio Nobel da Medicina em 1949, pela descoberta da leucotomia pré-frontal (lobotomia). Foi médico, neurologista, cientista, professor, político, escritor, ensaísta e industrial.
1962: Amílcar Cabral, líder do PAIGC, é ouvido na Comissão das Curadorias da Organização das Nações Unidas (ONU).
1972: Henry Kissinger deixa Paris sem ter conseguido um acordo de paz para o Vietname.
1972: Os astronautas da nave Apolo 17, na última missão espacial norte-americana na Lua, deixam, na superfície do satélite, uma placa dedicada à paz.
1974: Realiza-se o I Congresso do Partido Socialista português na legalidade.
1974: Malta proclama a República.
1974: Os Estados Unidos concedem ao governo português um empréstimo financeiro no âmbito de um Plano de Ajuda Económica a Portugal.
1980: Francisco Pinto Balsemão é eleito presidente do PSD, sucedendo a Francisco Sá Carneiro.
1996: O Prémio Pessoa é atribuído ao neurocirurgião João Lobo Antunes.
2001: O centro histórico da cidade de Guimarães é classificado, em Helsínquia, como património mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
2001: Alto Douro Vinhateiro é classificado por unanimidade Património Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
2002: Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia aprovam, em Copenhaga, o alargamento da UE a mais dez países, Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia, Eslováquia, República Checa, Hungria, Eslovénia, Chipre e Malta, em 1 de janeiro de 2004.
2015: A líder da Frente Nacional (FN), Marine Le Pen, extrema-direita francesa, é incapaz, na segunda volta das regionais, de ganhar qualquer região, apesar do êxito histórico na primeira volta do escrutínio, uma semana antes.
.
Este é o tricentésimo quadragésimo oitavo dia do ano. Faltam 18 dias para o termo de 2024.
Pensamento do dia: “O frade podia e devia ser (liberal) entre nós, e nós ficaríamos muito melhor do que estamos com esta meia dúzia de clérigos de requiem”. Almeida Garrett (1799-1854), escritor e político português.