[pro_ad_display_adzone id=”46664″]
1641: Os ingleses assinam o tratado de paz com a Escócia.
1644: Nasce o escritor português Padre Manuel Bernardes, nome maior da literatura barroca, autor de “Luz e Calor” e “Nova Floresta”.
1808: Invasões francesas. Batalha do Vimeiro. Forças luso-britânicas derrotam as tropas francesas.
1833: Guerra Civil 1832-34. Batidos pelas forças do marechal Saldanha, os miguelistas retiram da margem sul do Douro. D. Miguel e o exército avançam para Lisboa.
1890: É assinado o Tratado de Londres entre Portugal e o Reino Unido, definindo os limites territoriais de Angola e Moçambique.
1932: São publicados os estatutos da União Nacional, a única força política autorizada em Portugal, durante a ditadura do Estado Novo.
1940: O antigo revolucionário russo Leon Trotsky é assassinado no México, onde se refugiara.
1975: Tem início a guerra civil em Timor-Leste.
1995: Morre, com 68 anos, o desenhador e escritor italiano Hugo Pratt, criador da série “Escorpiões do Deserto” e do herói Corto Maltese.
2003: Cristiano Ronaldo estreia-se pela seleção portuguesa de futebol, em Chaves, num particular com o Cazaquistão (1-0), pela mão do brasileiro Luiz Felipe Scolari.
2005: Supremo Tribunal da Guiné-Bissau aprova os resultados eleitorais que dão a vitória a João Bernardo Nino Vieira.
2017: Morre, aos 91 anos, Jerry Lewis, ator e um dos mais célebres comediantes da década de 1950, em Las Vegas, EUA.
2018: O papa Francisco publica uma carta dirigida a todos os católicos do mundo em que condena o crime de abuso sexual por parte de padres e o seu encobrimento, exigindo responsabilidades.
Este é o ducentésimo trigésimo segundo dia do ano. Faltam 134 dias para o termo de 2021.
Pensamento do dia: “Não se luta apenas na esperança da vitória. É muito mais belo quando é inútil.” Edmond Ronstand (1868-1918), escritor francês.
[pro_ad_display_adzone id=”37510″]