1492: Édito dos Reis Católicos de Espanha, Fernando e Isabel, para a expulsão dos judeus.
1596: Nasce René Descartes, filósofo, matemático e cientista francês.
1732: Nasce o compositor austríaco Franz Joseph Haydn.
1791: Mozart aceita a encomenda anónima do Requiem, que irá compor a par da sua última ópera “A Flauta Mágica”.
1821: As Cortes Gerais Constituintes extinguem o Tribunal do Santo Ofício, Tribunal da Inquisição, que fixa expressamente no seu preâmbulo: «As Cortes Gerais Extraordinárias e Constituintes da Nação Portuguesa, considerando que a existência do Tribunal da Inquisição é incompatível com os princípios adoptados nas Bases da Constituição…».
1834: A cidade de Valença do Minho é sitiada pelo almirante inglês Charles Napier, ao serviço da causa liberal portuguesa.
1889: A Torre Eiffel é inaugurada em Paris, França.
1961: Álvaro Cunhal é eleito Secretário-geral do Partido Comunista Português.
1975: É criado o Subsídio de Desemprego, pelo decreto-lei169-D/75, publicado no Diário do Governo nº. 75/1975 e emitido pelo Ministério do Trabalho e dos Assuntos Sociais que pretende contribuir para a «instituição de sistemas que assegurem o poder de compra das classes desfavorecidas, independentemente das contingências acidentais da prestação de trabalho», dando deste modo realização ao programa do Governo Provisório. Deverá ser obrigatoriamente revisto dentro do prazo de quatro meses a contar da data da sua entrada em vigor, 01 de abril.
.
Este é o nonagésimo dia do ano. Faltam 275 dias para o termo de 2025.
Pensamento do dia: “A pior voz de um fanático é a sua sinceridade”. Oscar Wilde (1854-1900), escritor britânico.