Fernando Medina na comemoração do Dia de Portugal na Embaixada de Paris

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

 

Quinze governantes portugueses celebram esta sexta-feira o Dia de Portugal com as Comunidades portuguesas em mais de uma dezena de países de quatro continentes, num regresso aos moldes pré-pandemia. O Ministro das Finanças, Fernando Medina, participará na cerimónia de comemoração do dia 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, na Embaixada de Portugal, em Paris.

O Embaixador Jorge Torres Pereira regressa à fórmula “habitual” de comemoração do Dia de Portugal com uma receção na Embaixada de Portugal, para a qual convida elementos da Comunidade portuguesa, mas também autoridades francesas e o corpo diplomático estrangeiro em missão em Paris.

“Após dois anos fortemente condicionados pela pandemia de covid-19, (…) as celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas voltam, paulatinamente, a assinalar-se em moldes pré-2020. Será assim possível celebrar, em maior proximidade, a cultura e a língua portuguesa e a portugalidade, como forças inspiradoras e de projeção de Portugal no mundo”, anuncia o Ministério dos Negócios Estrangeiros em comunicado.

As celebrações oficiais dividem-se, este ano, pelas cidades de Braga, Londres e Andorra na presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Secretário de Estado das Comunidades Paulo Cafôfo. O Primeiro-Ministro, António Costa, está doente e teve de anular a participação nas cerimónias.

Entre os governantes que estarão fora do país a celebrar a efeméride contam-se o Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, que já iniciou as celebrações na terça-feira, em Nova Iorque, com uma receção com representantes permanentes junto das Nações Unidas e os subsecretários-gerais da ONU, juntando-se sexta e sábado ao programa oficial de Braga e Londres.

Também nos Estados Unidos estão o Ministro da Educação, João Costa, que passará por Boston, Hudson e New Bedford, e o Secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, que está na Califórnia.

Na América do Sul, a Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, está três dias no Brasil, passando pelas cidades de Belo Horizonte e de Salvador da Baía, enquanto o Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, está na Argentina.

O Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Francisco André, assinala o Dia de Portugal numa receção na Residência Oficial do Embaixador em Tóquio.

No continente africano, quatro governantes assinalam a data junto da Comunidade portuguesa, três deles em países lusófonos. O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, está em Angola, onde o ponto alto das celebrações acontece na Escola Portuguesa de Luanda, junto da Comunidade portuguesa; o Ministro da Cultura Pedro Adão e Silva, está em Cabo Verde, onde participa na receção na Embaixada de Portugal na Praia, seguida de um concerto no Centro Cultural Português; e o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, está em São Tomé e Príncipe.

Na África do Sul está a Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, que passa por Pretória e Joanesburgo.

Na Europa estão a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, que celebra o Dia em Madrid; o Ministro das Finanças, Fernando Medina, em Paris, a cidade estrangeira onde vivem mais portugueses e o Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, no Luxemburgo.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]