França entre os principais destinos dos Portugueses que viajam para o estrangeiro

A França continua entre os principais destinos escolhidos pelos residentes em Portugal quando viajam para o estrangeiro. Em 2025, o país integrou os cinco mercados com maior peso, ao lado de Espanha, Itália, Reino Unido e Alemanha, segundo uma análise da Associação Nacional das Agências de Viagens (ANAV).

Segundo os dados da ANAV divulgados pela Lusa, Espanha manteve-se como o principal destino, concentrando 38,8% das viagens externas realizadas em 2025. França, Itália, Reino Unido e Alemanha completaram os cinco mercados com maior expressão. A associação não detalha, no entanto, a percentagem correspondente a cada um destes quatro países. Cabo Verde aproxima-se também deste grupo, depois de ter aumentado a sua quota em 1,9 pontos percentuais.

Os dados mostram ainda que os Portugueses estão a viajar cada vez mais para fora do país. Em 2025, os residentes em Portugal realizaram 3,858 milhões de viagens ao estrangeiro, mais 12,5% do que em 2024, atingindo um novo máximo histórico.

Portugueses viajam cada vez mais fora do verão

Os hábitos também estão a mudar. No ano passado, 65,6% das viagens ao estrangeiro aconteceram fora dos meses de julho, agosto e setembro. Agosto continuou, apesar disso, a ser o mês com maior peso individual, representando 16,3% do total.

Para a ANAV, estes números mostram que o turismo dos Portugueses para o estrangeiro deixou de estar exclusivamente associado aos meses de verão. Viajar noutras épocas do ano permite também maior flexibilidade na escolha das datas e dos destinos.

Ao mesmo tempo, viajar ficou mais caro. Entre 2016 e 2025, os preços do transporte aéreo aumentaram 31% e os dos pacotes internacionais 29,6%, acima da inflação geral de 24,9% registada no mesmo período. Em 2025, a despesa média por viagem ficou nos 803,2 euros.

E a tendência mantém-se em 2026. Durante o primeiro trimestre deste ano, os residentes em Portugal realizaram 923,8 mil viagens ao estrangeiro, mais 30% do que no mesmo período de 2025. Já no primeiro semestre, os débitos de viagens registados pelo Banco de Portugal atingiram 3,159 mil milhões de euros, um crescimento homólogo de 5,3%.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Não perca