Já se pode pagar online as portagens eletrónicas portuguesas para viaturas de matrícula estrangeira

O Governo anunciou hoje, através do Ministério das Infraestruturas e da Habitação, que já é possível pagar as portagens eletrónicas em Portugal (ex-scuts) para carros de matrícula estrangeira, através da internet.

“Já é possível no Portal de Portagens da IP, portugaltolls.com, aderir ao sistema Easytoll, que permite aos condutores de viaturas de matrícula estrangeira que circulem em autoestradas portuguesas utilizarem os sistemas de cobrança de portagem exclusivamente eletrónicos, vulgo Pórticos”.

Até aqui, os condutores de carros com matrícula estrangeira tinham de parar na fronteira para identificar o veículo e introduzir os dados do cartão bancário. Mas o serviço estava apenas em funcionar em quatro fronteiras do país (A22, A24, A25 e A28) e quem entrasse por uma fronteira não equipa, não podia fazer a devida identificação do veículo. Aliás, muitos dos leitores do LusoJornal queixavam-se do dispositivo, já que alegavam não poder fazer o respetivo pagamento nos postos do CTT quando se tratava de carros com matrícula estrangeira.

“A solução elaborada pela Infraestruturas de Portugal, S.A., vem simplificar o serviço prestado aos visitantes, por via terrestre, do país, ao permitir que a adesão ao Easytoll possa ser feita online, inclusive através de dispositivos móveis” diz a nota enviada às redações.

“Há muito que se procura uma melhor solução para a problemática das portagens para as viaturas de matrícula estrangeira, uma vez que o atual sistema de pagamento de portagens sofre de constrangimentos que afetam não só a eficácia na cobrança de portagens, como também a imagem do país junto dos que nos visitam. Trata-se de uma medida importante, que promove uma melhor experiência em Portugal”, disse a Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques.

Para o Secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, “colocar as novas tecnologias e o novo mundo digital ao serviço das pessoas é um objetivo constante da Infraestruturas de Portugal, S.A., na busca de cada vez melhores infraestruturas e de melhor qualidade dos serviços prestados. Acreditamos muito no sucesso desta medida”.

O sistema Easytoll é uma solução de pagamento automático válido para veículos de matrícula estrangeira em autoestradas com sistemas de cobrança de portagem exclusivamente eletrónicos, ou seja, sem praça de portagem nas entradas e saídas, que associa um cartão bancário à matrícula do veículo.

A partir de agora, o condutor já não precisa de se deslocar a uma praça de adesão num momento prévio à sua circulação na autoestrada. A subscrição do serviço já pode ser feita online em portugaltolls.com e é válida por 30 dias.

Em 2019 foram registadas cerca de 450 mil adesões ao Easytoll, nas quatro fronteiras equipadas. A medida agora implementada destaca-se pela flexibilidade que este novo modo de adesão introduz na solução Easytoll.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]