Jogo lúdico e educativo sobre invasões francesas foi lançado em Portugal

Comunidade

 

Na Mealhada, no distrito de Aveiro, foi ontem feito o lançamento do jogo lúdico “Napoleão – O princípio do fim”, desenvolvido pela Science4you, que ensina crianças e jovens sobre as invasões francesas.

O jogo, já no mercado, desenvolvido no âmbito da Rede Temática das Invasões Francesas em Portugal, “procura tirar partido de um episódio da história comum a vários municípios portugueses – as invasões francesas -, transformando algo que marcou negativamente as populações e os territórios no ponto de partida para gerar impactos positivos, ao ser aproveitado em termos turísticos e educacionais”, refere a autarquia, em comunicado.

“Napoleão – O princípio do fim” é um jogo de tabuleiro, para ser jogado dos 8 aos 80 anos, que assenta no conceito de defesa do território e de resistência do povo português, contribuindo para o desenvolvimento de competências nas áreas da cidadania, da história e da matemática.

“É uma boa forma de juntar o turismo e o lazer à educação e de levar as famílias a descobrirem todos estes territórios, com os impactos que estas visitas geram na economia local”, referiu António Jorge Franco, Presidente da Câmara da Mealhada, na cerimónia de apresentação.

Para Emílio Torrão, Presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, a escolha da Mata do Bussaco para a apresentação do projeto “é icónica por simbolizar a necessidade de preservação e de valorização do património”.

 

Donativos LusoJornal