Lusa / Francisco Paraíso

José Fonte, o pilar defensivo do Lille

O Campeonato francês da primeira divisão conta com 15 jogadores portugueses ou lusodescendentes. O Lille é o clube que conta com mais atletas lusos, cinco: José Fonte, Rui Fonte, Rafael Leão, Xeka e Edgar Ié.

José Fonte, defesa-central internacional português, falou com o LusoJornal, ele que tem sido titular indiscutível desde que foi autorizado a jogar com a camisola do Lille, tendo participado no empate sem golos frente ao Monaco e na vitória por 3-0 frente ao Guinagmp.

 

Como tem sido a adaptação?

A adaptação tem sido muito fácil e tenho sido ajudado pelos muitos Brasileiros e Portugueses que temos na equipa. É um grupo de trabalho jovem, mas é um grupo de trabalho que tem vontade de ganhar, de trabalhar e que quer melhorar todos os dias. Isso é importante. Estamos a formar um grupo forte, coeso, e quando assim é, o sucesso aparece. Temos de continuar a trabalhar porque ainda temos alguma inexperiência, é aliás por isso que eu estou cá, bem como o Loic Rémy e o Jérémy Pied. Fomos contratados para trazer um pouco de calma e de experiência nestas situações. Quando se ganha, está tudo bem, quando se perde, é necessária essa experiência, bem como a sabedoria.

 

José, já é o patrão da equipa…

Temos que dar crédito a toda a equipa, ao Treinador que me dá confiança, aos meus companheiros de equipa que têm acreditado em mim e que acreditam em mim. Mas isto é fruto de todos, de toda a equipa. Estamos aqui como uma equipa, e é assim que temos de continuar. Depois as individualidades vão sobressair. Estamos felizes e agora é pensar na vitória em Angers.

 

O Lille tem 7 pontos após duas vitórias e um empate…

Continuamos invencíveis, o que é muito importante para a confiança. Obviamente que, com as dificuldades que a equipa teve no ano passado, é muito bom começar esta época com duas vitórias e um empate no Monaco, acho que é positivo. Temos que continuar com este momento e seguir trabalhando. É uma época longa e temos de pensar jogo a jogo. Estou muito contente com o grande começo e por a equipa não ter sofrido golos frente ao Guingamp, repetindo o feito realizado frente ao Monaco.

 

Como tem sido também a adaptação à cidade?

Lille é uma cidade fantástica, estou perto de Londres, estou perto de Paris, e França é um país que gosto bastante. Um país que acolheu tantos Portugueses, há tantos anos. Estou muito feliz. Vou continuar a assimilar toda a cultura francesa e todas as coisas boas que a França tem para nos dar.

 

Já sabe falar francês? Aprendeu com o seu antigo colega de equipa Morgan Schneiderlin na Inglaterra…

J’ai parlé avec lui la semaine dernière, on va améliorer le français, mais je comprends tout. J’ai encore du mal à m’exprimer, c’est encore difficile.

 

Para terminar, uma opinião sobre o Campeonato português. Na semana passada o Benfica empatou a uma bola frente ao Sporting CP. Qual é o seu sentimento sobre esse jogo em particular?

Foi um bom jogo, um jogo intenso. O resultado acabou por ser justo. O Benfica carregou bem, estava forte no encontro. No entanto foi um bom empate para o Sporting. A surpresa da semana passada, foi o Porto ter perdido daquela forma, depois de ter estado a ganhar por 2-0 [ndr: 2-3 para o Vitória de Guimarães]. Temos um bom Campeonato e vamos ver se continua assim tão competitivo até ao fim.

 

O Lille de José Fonte desloca-se ao terreno do Angers nesta quarta jornada do Campeonato francês de Ligue 1. De referir que na tabela classificativa o Lille está no terceiro lugar com sete pontos, atrás do Dijon com nove e do Paris Saint Germain com 12, após o triunfo neste sábado frente ao Nîmes por 2-4.