“Mes nuits avec Emma B.” de Rafaela da Fonseca: Uma madame Bovary moderna e com toque lusitano

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]

Rafaela da Fonseca nasceu no norte de França, em 1978, e publicou, no final de 2022, o romance “Mes nuits avec Emma B.”, publicado pela Les Presses Littéraires. Rafaela da Fonseca estudou Letras Clássicas, é hoje professora de Literatura e este é o seu segundo romance.

Obviamente inspirado na grande obra de Gustave Flaubert, que foi um momento de rutura nas literaturas francesa e europeia de meados do século XIX, este “Mes nuits avec Emma B.” oferece-nos uma madame Bovary do século XXI, misturando fantasia – uma viagem no tempo – e momentos autobiográficos através dos quais a autora recorda a sua dupla cultura, portuguesa e francesa.

Durante o confinamento de março de 2020, Rafaela, como tantos de nós, decidiu passar parte do tempo a ler. Não satisfeita com isso, a autora criou Leonor, personagem fictícia que, nesses tempos de quarentena, adormeceu a ler Flaubert e acordou inexplicavelmente no interior de uma diligência que a deixou na Normandia, em 1843, à porta da casa de Emma Bovary na place de Yonville-l’Abbaye. Este teletransporte temporal e literário transformou Leonor em prima de Emma Bovary, premissa que serve de mote para uma bela história, durante a qual a personagem moderna convive com as personagens canónicas de Flaubert, embora alteradas pela pena de Rafaela da Costa, analisando com os olhos do nosso tempo os seus hábitos de higiene, os seus costumes, a alimentação, sempre num registo algo cómico que contrasta com o registo original de Flaubert.

Este vaivém temporal é também uma oportunidade para a autora regressar à sua “infância portuguesa” e criar um novo verbo francês. O verbo “saudader”: “Oui, Emma, je saudadais encore”.

Um pequeno romance, de pouco mais de 130 páginas, mas grande na ambição, e que cria uma amizade inusitada entre uma heroína literária imortal, Emma Bovary, e Leonor, uma jovem luso-francesa que se torna sua confidente, a única a conhecer o adultério que conduzirá à perdição de Emma Bovary.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]