Plataforma digital de Leiria ajuda a aproximar emigrantes e lusodescendentes de Portugal

Uma plataforma digital criada pelo Jornal Região de Leiria, e apresentada na semana passada em Lisboa, vai ajudar a aproximar mais os Emigrantes portugueses e os lusodescendentes de Portugal, anunciou a Diretora adjunta da publicação, Patrícia Duarte.

Matar saudades, partilhar experiências, contar histórias de percursos e mesmo tentar encontrar emprego para o regresso a Portugal são as possibilidades da plataforma digital, denominada Repórter no Mundo e apresentada no Fórum Luso-Estudos, promovido pelo Observatório dos Lusodescendentes, na Sociedade de Geografia de Lisboa.

Na sua intervenção no Fórum, Patrícia Duarte sublinhou que «há muito para partilhar pelos emigrantes portugueses» e ressalvou a importância de uma plataforma que «até permite manter viva a língua portuguesa» e «dá resposta à vontade de dialogar».

O projeto vai «tornar os emigrantes correspondentes do Região de Leiria, fazer o contacto com a Comunidade e irá permitir também o diálogo, com o envio de mensagens privadas, aproximando uns e outros».

«As pessoas têm vontade de contar as suas histórias, revelar as suas experiências. Há quem tenha ido para fora e teve sucesso, outros não. Há tanto para partilhar entre todos os Portugueses, não só entre os que estão lá fora», acrescentou a jornalista.

A aplicação vai «explorar o campo emocional», uma vez que «são as histórias, as que refletem sucessos ou fracassos, que permitem conhecer o percurso e valorizar a emigração», considerou.

 

[pro_ad_display_adzone id=”9774″]