O Presidente da Câmara municipal de Mogadouro, no distrito de Bragança, António Pimentel, vem este fim de semana a Paris com uma delegação de produtores do concelho para participar em mais uma edição da Feira de produtos portugueses de Nanterre.
A delegação chega hoje a Paris e amanhã vai visitar algumas das lojas de produtos portugueses da região parisiense, numa missão organizada pela Câmara de comércio e indústria franco-portuguesa (CCIFP).
Aliás, esta sexta-feira, dia 11 de abril, durante um almoço organizado pela Câmara de comércio, na presença do Secretário de Estado das Comunidades José Cesário e do Ministro da agricultura, José Manuel Fernandes, vai ser assinado um Protocolo de colaboração entre a CCIFP, presidida por Carlos Vinhas Pereira e a Câmara Municipal de Mogadouro.
Para além dos três dias intensos de presença na Feira de Nanterre, o autarca de Mogadouro vai estar esta sexta-feira à noite em Groslay (95), no quadro da geminação que tem com este município do Val-d’Oise, para um encontro com portugueses do concelho de Mogadouro radicados na região parisiense, numa organização conjunta do Comité de Geminação de Groslay e da associação Mogadouro no Coração.
No sábado, António Pimentel vai prestar homenagem a um soldado de Mogadouro que está sepultado no Cemitério militar português de Richebourg, durante as comemorações oficiais da Batalha de La Lys.
Durante a I Guerra mundial, 100 soldados de Mogadouro integraram o Corpo Expedicionário Português (CEP) que combateu no conflito, no norte da França. Quatro desses soldados não regressaram a Portugal. Um deles está sepultado no Cemitério militar português de Richebourg, outro está no talhão português do Cemitério oriental de Boulogne-sur-mer e os dois outros não se sabe onde foram enterrados. Provavelmente são soldados “desconhecidos” sepultados também em Richebourg, mas para os quais não foi possível identificar os corpos.
Esta é a segunda-vez que Mogadouro participa na Feira de produtos portugueses de Nanterre, organizada pela Associação recreativa e cultural dos originários de Portugal (ARCOP).