Presidente de Ponte da Barca no primeiro Festival de folclore da Casa da Barca de Vaulx-en-Velin

Tudo começou na sexta-feira, dia 21 de fevereiro, com um almoço preparado no restaurante “O Minhoto”, propriedade de Vítor Tinouco, que recebeu com requinte várias personalidades, entre as quais estava o Maire de Oullins-Pierre-Bénite Jérôme Moroge, o Maire de Bésignan José Fernandes, o Maire de Charly Olivier Araújo e Augusto Marinho, o Presidente da Câmara municipal de Ponte da Barca.

Ainda nesse fim de tarde, uma receção foi organizada pela Mairie de Vaulx-en-Velin e a associação Casa Ponte da Barca, na Sala de Festas da Mairie-anexa de Vaulx-en-Velin. Aqui foram feitos os discursos de boas-vindas por parte da Maire Hélène Geofroy e do Presidente da Câmara de Ponte da Barca, Augusto Marinho. Também estiveram presentes o Maire José Fernandes de Bésignan e os Conselheiros das Comunidades Portuguesas eleitos pelo círculo eleitoral de Lyon e Marseille, Manuel Cardia Lima, Jorge Campos e Emília Macedo.

Os dirigentes da associação organizadora estavam “muito contentes” com o decorrer do evento. “Este é o nosso primeiro Festival de folclore e também o pelo facto de recebermos o Presidente da Câmara de Ponte da Barca” disse ao LusoJornal, com grande sorriso, a senhora Odete. As mulheres da associação, nomeadamente Deolinda, Lurdes, Alice e Liliana, tiveram ao seu encargo a preparação dos “petiscos à portuguesa” servidos neste dia.

No sábado decorreu então a primeira edição do Festival de folclore que reuniu cinco grupos e também o Grupo de Bombos de Ponte da Barca. Os grupos Rio Lima Alto Minho, Alegria do Minho, vindos de Tullins, grupo Beausoleil vindo Mónaco, e o grupo Margens do Lima vindo de Choisy-le-Roi, na região parisiense, juntaram-se ao Grupo de folclore da Casa Ponte da Barca que foi o anfitrião deste dia.

“Não esperávamos tanto sucesso para esta nossa primeira edição do Festival, mas deixamos um grande obrigado a todos os que aqui vieram, desde os grupos convidados ao público. Tivemos várias parcerias, mas a mais importante foi a empresa de transportes Barca Expresso Alvegal, com a presença de António Barbosa, o seu dirigente e que estava acompanhado do seu agente Angelino Dias. A rádio Raízes e seus representantes Carlos Moreira e Joca, o locutor Fernando, do programa ‘Novos Horizontes’ da radio Ondaine, que fizeram cobertura deste evento com fotografias e reportagens audios, e também escrita como o fez o LusoJornal” agradeceu José Manuel Alves, o Presidente da Casa da Barca.

Além dos grupos folclóricos, o público presente também pode apreciar a bonita intervenção do Grupo de bombos “Fanfarra da Casa da Barca” que animou e aqueceu, logo no início, o ambiente da sala de festas de Vaulx-en-Velin.

Finalmente, a cantora popular Cristina de Sá, fechou a festa com o seu já conhecido reportório que viaja pela música popular, pelo Quizomba e pela Salsa, entre outras, e acabou com os cantares à desgarrada, registo muito apreciado pelo público minhoto presente e muito numeroso.

“Estou muito contente e feliz por participar neste primeiro Festival da Casa da Barca, nesta cidade de Vaulx-en-Velin, geminada com Ponte da Barca” disse a Maire Hélène Geofroy, visivelmente satisfeita com tudo o que viveu nestes dias de festa minhota. “Vários projetos estão a tomar forma, como tivemos hoje ocasião de discutir com Augusto Marinho, o Presidente de Ponte da Barca. Intercâmbios com escolas onde a cultura e o desporto estarão no centro destes projetos futuros”.

Hélène Geofroy foi convidada para as Festas de S. Bartolomeu, em agosto próximo, “e vou fazer tudo para estar presente” confessou com entusiásmo.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Não perca