Tudo começou na sexta-feira, dia 21 de fevereiro, com um almoço preparado no restaurante “O Minhoto”, propriedade de Vítor Tinouco, que recebeu com requinte várias personalidades, entre as quais estava o Maire de Oullins-Pierre-Bénite Jérôme Moroge, o Maire de Bésignan José Fernandes, o Maire de Charly Olivier Araújo e Augusto Marinho, o Presidente da Câmara municipal de Ponte da Barca.
Ainda nesse fim de tarde, uma receção foi organizada pela Mairie de Vaulx-en-Velin e a associação Casa Ponte da Barca, na Sala de Festas da Mairie-anexa de Vaulx-en-Velin. Aqui foram feitos os discursos de boas-vindas por parte da Maire Hélène Geofroy e do Presidente da Câmara de Ponte da Barca, Augusto Marinho. Também estiveram presentes o Maire José Fernandes de Bésignan e os Conselheiros das Comunidades Portuguesas eleitos pelo círculo eleitoral de Lyon e Marseille, Manuel Cardia Lima, Jorge Campos e Emília Macedo.
Os dirigentes da associação organizadora estavam “muito contentes” com o decorrer do evento. “Este é o nosso primeiro Festival de folclore e também o pelo facto de recebermos o Presidente da Câmara de Ponte da Barca” disse ao LusoJornal, com grande sorriso, a senhora Odete. As mulheres da associação, nomeadamente Deolinda, Lurdes, Alice e Liliana, tiveram ao seu encargo a preparação dos “petiscos à portuguesa” servidos neste dia.
No sábado decorreu então a primeira edição do Festival de folclore que reuniu cinco grupos e também o Grupo de Bombos de Ponte da Barca. Os grupos Rio Lima Alto Minho, Alegria do Minho, vindos de Tullins, grupo Beausoleil vindo Mónaco, e o grupo Margens do Lima vindo de Choisy-le-Roi, na região parisiense, juntaram-se ao Grupo de folclore da Casa Ponte da Barca que foi o anfitrião deste dia.
“Não esperávamos tanto sucesso para esta nossa primeira edição do Festival, mas deixamos um grande obrigado a todos os que aqui vieram, desde os grupos convidados ao público. Tivemos várias parcerias, mas a mais importante foi a empresa de transportes Barca Expresso Alvegal, com a presença de António Barbosa, o seu dirigente e que estava acompanhado do seu agente Angelino Dias. A rádio Raízes e seus representantes Carlos Moreira e Joca, o locutor Fernando, do programa ‘Novos Horizontes’ da radio Ondaine, que fizeram cobertura deste evento com fotografias e reportagens audios, e também escrita como o fez o LusoJornal” agradeceu José Manuel Alves, o Presidente da Casa da Barca.
Além dos grupos folclóricos, o público presente também pode apreciar a bonita intervenção do Grupo de bombos “Fanfarra da Casa da Barca” que animou e aqueceu, logo no início, o ambiente da sala de festas de Vaulx-en-Velin.
Finalmente, a cantora popular Cristina de Sá, fechou a festa com o seu já conhecido reportório que viaja pela música popular, pelo Quizomba e pela Salsa, entre outras, e acabou com os cantares à desgarrada, registo muito apreciado pelo público minhoto presente e muito numeroso.
“Estou muito contente e feliz por participar neste primeiro Festival da Casa da Barca, nesta cidade de Vaulx-en-Velin, geminada com Ponte da Barca” disse a Maire Hélène Geofroy, visivelmente satisfeita com tudo o que viveu nestes dias de festa minhota. “Vários projetos estão a tomar forma, como tivemos hoje ocasião de discutir com Augusto Marinho, o Presidente de Ponte da Barca. Intercâmbios com escolas onde a cultura e o desporto estarão no centro destes projetos futuros”.
Hélène Geofroy foi convidada para as Festas de S. Bartolomeu, em agosto próximo, “e vou fazer tudo para estar presente” confessou com entusiásmo.