Saúde: Sabe o que é a síndrome do choque tóxico estreptocócico?


A síndrome do choque tóxico estreptocócico é uma doença provocada pela atividade infeciosa de uma bactéria, resultado de uma complicação da doença invasiva causada pelo streptococus do grupo A – streptococcus pyogenes, que leva ao choque e falência multiorgânica. Febre é um sintoma comum e alteração do estado mental pode ocorrer em metade dos casos. Uma síndrome semelhante ao gripal (influenza-like) pode ocorrer em 20% dos casos.

O streptococcus do grupo A ou Streptococcus pyogenes é uma bactéria gram positiva que coloniza assintomaticamente aproximadamente 10-20% da população, podendo frequentemente ser causa de amigdalites ou outras infeções da pele ou tecidos moles. Pode ser assintomática ou causar apenas sintomas leves em alguns pacientes e ser fatal para outros indivíduos.

A sua forma grave pode provocar uma infeção dos tecidos moles necrotizante, ou seja, leva à necrose das extremidades (inferiores com mais frequência que superiores), principalmente em pacientes com diabetes e/ou doença vascular periférica. A doença necrotizante frequentemente é aguda, com rápida progressão da destruição extensa – daí ser conhecida por “bactérias carnívoras”.

A transmissão é feita por gotículas respiratórias (nariz e boca) ou pelo contacto direto com as feridas e úlceras infetadas, mas em grande percentagem de casos não se encontra uma porta de entrada evidente.

A lavagem regular das mãos e ocasionalmente o uso de máscaras pode ser recomendado para proteção individual. Os contactos próximos dos pacientes com esta infeção podem ter indicação para profilaxia antibiótica.

O choque toxico pode ter fatal, no entanto há outras formas de infeção mais leves.

.

Dra. Alexia Toller

Ginecologista / obstetra

Hospital Lusíadas Lisboa