SEDES prepara futura implantação junto da Comunidade portuguesa de França

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

 

O membro do grupo de trabalho das Comunidades portuguesas na SEDES e Presidente do Business Development Group France Portugal, Vítor Oliveira, radicado em Toulouse, reuniu em Cascais com o antigo Secretário geral daquela organização social e económica com sede em Lisboa, António Lopes.

António Lopes, que há cerca de 20 anos relançou a organização, coordenou diversos grupos de trabalho, sobre diversos temas.

Nesta reunião foram discutidas várias temáticas relacionadas com a diáspora portuguesa, nomeadamente a presença da emigração portuguesa na Europa.

A SEDES encontra-se a desenvolver um plano de descentralização da organização, o que já levou a que fossem criadas delegações em diversas regiões de Portugal. Na sequência desta descentralização, é também um dos objetivos a aproximação às Comunidades portuguesas, com uma estratégia bem definida, de interligação entre os principais pontos em várias zonas do globo, e a estrutura organizativa em Portugal.

Neste encontro, que decorreu na última semana de 2021, na baía de Cascais, foram discutidas algumas soluções para poder aproximar as Comunidades portuguesas desta associação e trazer para dentro de si os anseios e necessidades de quem vive fora. Sendo a reunião principalmente para tratar a presença da SEDES em diferentes locais na Europa, os dois discutam também a sua futura e importante presença em França.

A SEDES é atualmente presidida por Álvaro Beleza, e é uma das mais antigas associações cívicas portuguesas.

Constituída em 1970, os seus fundadores eram oriundos de diferentes formações académicas, estratos sociais, atividades profissionais e opções políticas.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]