Vinhos de Santa Marta e fumeiro de Bragança no Salão dos Vinhos de La Garenne-Colombes


A 25ª edição do Salão de vinhos e produtos da terra de La Garenne-Colombes teve lugar no fim de semana passado, dias 24, 25 e 26 de janeiro, naquela cidade francesa a norte de Paris. Duas empresas portuguesas apresentaram os produtos nacionais, no quadro da geminação entre La Garenne-Colombes e Valpaços.

“Este salão existe há 28 anos e a geminação com Valpaços foi assinada em 2004. Fui eu que sugeri, pouco tempo depois, que Portugal tivesse um stand neste salão, e agora, como temos uma outra geminação com uma localidade italiana, eles também vêm cá mostrar os produtos deles” disse ao LusoJornal José Vara Rodrigues, membro do Comité de geminação.

A Cooperativa de vinhos Caves Santa Marta de Penaguião e a empresa de fumeiro Bísaro – Salsicharia Tradicional de Bragança mostraram “produtos de excelência” como referiu a Cônsul-Geral-Adjunta de Portugal em Paris, Mafalda Oliveira.

O evento teve lugar no teatro Municipal, em La Garenne-Colombes e o Deputado Philippe Juvin referiu que tanto a França como Portugal e a Itália, “são três países agrícolas”. “Os Italianos garantem que trouxeram o melhor azeite do mundo, os Portugueses também disseram que trouxeram o melhor azeite do mundo, então eu proponho que vocês comprem uma garrada de cada um e depois decidam lá em casa qual é o melhor” disse no seu discurso.

“É um orgulho, sobretudo para os expositores, por estarem aqui a mostrar os melhores produtos de Portugal, como os vinhos, os queijos, o azeite… São produtos de grande qualidade” comenta José Vara Rodrigues.

No total, marcaram presença 23 domínios vitivinícolas e 12 expositores de produtos da terra, para além dos dois stands internacionais, o português e o italiano. “Aqui mostramos a excelência dos produtos das nossas regiões francesas, cujos segredos de fabricação se transmitem de geração em geração, é um património que reforça a imagem de excelência da França” diz a Maire Monique Raimbault.

A Maire de La Garenne-Colombes discursou na sessão de abertura e visitou os stands na companhia do Deputado Philippe Juvin, la Cônsul-Geral-Adjunta de Portugal em Paris Mafalda de Oliveira e do Prefeito de Bagno a Ripoli, a localidade italiana geminada com La Garenne-Colombes.

Monique Raimbault agradeceu a presença de todos os expositores e agradeceu também à equipa municipal que organiza o salão, nomeadamente Elsa da Silva.

“Os franceses gostam muito dos produtos portugueses e já começamos a ter uma clientela fiel, que sabe o que quer, que leva 3 ou 4 caixas de vinho português” explica José Vara Rodrigues.

Francisco Teixeira, das Caves de Santa Marta de Penaguião enalteceram o trabalho de José Vara Rodrigues, do Comité de Geminação. “Agradecemos ao professor por toda esta iniciativa e sobretudo pelo apoio que nos dá. Está sempre preocupado com a nossa chegada, com a instalação do stand, devia ser feita uma homenagem a este homem” comenta ao LusoJornal.

“Todos os anos tentamos trazer produtos novos e diferentes, dar a conhecer o que sabemos fazer, dar a provar os nossos vinhos, trazemos vinhos brancos e tintos, numa grande variedade e gama alargada do vinho do Porto” diz Francisco Teixeira. Este ano, a cooperativa trouxe um Porto de 50 anos, por ocasião dos 50 anos do 25 de abril.

Em plena região demarcada do Douro, esta é uma das maiores adegas cooperativas do Douro, com 1.100 associados, produzindo 6 milhões de litros de vinho. Em França está representada pela Casa C. Miguel, em Bondy.