LusoJornal | Mário Cantarinha

25 de Abril: 50 anos / 50 testemunhos – Karine Lima


O meu pai, no dia 25 de Abril 1974, já estava em Paris. Tinha 19 anos. Como muitos filhos de Portugueses, saiu do país para não combater em Angola.

Para o meu avô que não emigrou, foi um dos dias mais felizes da sua vida. Foi um sonho que se realizou, pois ele próprio assistia a reuniões políticas secretas – era proibido falar livremente – levando por vezes o meu pai para lhe comunicar como devia ser o país em democracia.

Acolhia em casa pobres que necessitavam comer, e dava dormida a alguns políticos que podiam ser apanhados pela PIDE. A sua irmã frequentou a mesma escola que Salazar, em Santa Comba Dão, casou com um senhor que negociava em Angola e que tinha ao seu serviço angolanos explorados, o que revoltava o meu avô.

Mas chegou o dia 18 de agosto de 1974, 4 meses depois do 25 de Abril, casavam os meus pais em Portugal, os cravos tiraram o lugar às rosas.

Tudo fazia referência à Revolução dos Cravos e cada noivo e convidados levavam um a enfeitar o fato. Liberdade.

.

Karine Lima

Apresentadora da televisão francesa

.

“25 de Abril: 50 anos / 50 testemunhos” é uma iniciativa do fotógrafo Mário Cantarinha, em parceria com o LusoJornal.

Mário Cantarinha escolheu 50 personalidades da Comunidade portuguesa de França, 25 homens e 25 mulheres. Alguns destes testemunhos já foram utilizados para uma exposição há 10 anos. O LusoJornal publica agora os 50 testemunhos, um por dia, até ao dia 25 de abril de 2024.