Relatório de Carlos Gonçalves sobre “Política de Desporto” aprovado no Conselho da Europa

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

A Comissão de Cultura, Ciência, Educação e Media da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa aprovou, esta semana, o Relatório sobre “Políticas de Desporto em Tempos de Crise (pandémica), da autoria do Deputado do Grupo Parlamentar do PSD, Carlos Gonçalves.

Este documento apela aos Estados-membros para a importância de incorporar a prática desportiva em planos e mecanismos de recuperação e resiliência, através de medidas de apoio e alocação de recursos para este setor, especialmente a nível regional e local, tendo em conta a importância para as comunidades locais das associações e agremiações desportivas.

“A suspensão das competições e o cancelamento das atividades desportivas, juntamente com as restrições à mobilidade e confinamento, resultaram em enormes perdas de receita, dificuldades de tesouraria, perda de empregos, afastamento de voluntários e, para atletas e treinadores, falta de apoio financeiro desde patrocinadores privados, subsídios públicos, bolsas e estágios” lembra Carlos Gonçalves. “Os pequenos clubes e associações, que constituem a espinha dorsal do movimento desportivo na Europa, fomentam a participação local e a pertença à comunidade e desempenham um papel social, educativo e cultural indiscutível. A crise gerada pela pandemia expõe essas estruturas ao risco de falência e encerramento; o seu desaparecimento teria repercussões negativas consideráveis, não só em termos económicos, mas também na saúde pública e nos laços sociais”.

O documento apela para que os Estados-membros reconheçam o valor social e económico do Desporto; que aprovem medidas e políticas de inclusão do Desporto nas estratégias de recuperação e desenvolvimento sustentável e que garantam que o apoio direcionado ao Desporto seja abrangente, de forma a chegar a todos. “O fluxo de ajuda financeira pública não deve beneficiar a corrupção. O nível de supervisão precisa ser elevado e os mais altos padrões de integridade estabelecidos como uma condição para fornecer apoio financeiro ou em espécie ao desporto. A cooperação entre todas as partes interessadas deve ser desenvolvida, a fim de garantir uma abordagem multiparticipativa e multidisciplinar coerente e de lutar eficazmente contra a corrupção nas competições desportivas” lê-se no relatório.

Desta forma, o Relatório da autoria do Deputado do Grupo Parlamentar do PSD, Carlos Gonçalves, foca a importância do Desporto para fazer face aos desafios trazidos pela crise pandémica, tornando-se uma dimensão social importante para a resiliência das comunidades e para o bem-estar das populações.

O Relatório deve ter a sua aprovação final pela Assembleia Parlamentar na próxima Sessão Plenária, em janeiro próximo.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]