Lusa | Manuel Fernando Araújo

Liga Europa: Sporting de Braga joga amanhã contra o Monaco

[pro_ad_display_adzone id=”38157″]

 

 

O Sporting de Braga face ao Mónaco, procura ganhar vantagem na primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa em futebol para chegar na frente a França.

O Sporting de Braga não parte como favorito face ao Mónaco, que, no ‘ex-libris’ da sua história futebolística, foi derrotado por 3-0 pelo FC Porto na final da ‘Champions’ de 2003/04, não tendo, assim, as melhores recordações do futebol português.

Atuais oitavos colocados da Ligue 1, em igualdade pontual com o Lyon, os Monegascos não têm estado brilhantes em 2021/22, mas têm a ‘obrigação’ a superar os ‘arsenalistas’, face ao um plantel muito mais valioso, que incluiu o internacional português Gelson Martins, ex-jogador do Sporting.

O avançado Ben Yedder, melhor marcador da Ligue 1, com 15 golos, o jovem médio Tchouaméni e o defesa brasileiro Caio Henrique são referências no conjunto comandado pelo belga Philippe Clement, num plantel que também incluiu o médio espanhol Cesc Fabrègas.

Em Braga, por castigo, não estará o médio Fofana, sendo que o russo Golovin e o alemão Kevin Volland não podem ver amarelos, se quiserem jogar a segunda mão, cenário idêntico para os bracarenses Al Musrati, Castro e Francisco Moura.

 

O Sporting de Braga ‘tombou’ nas duas eliminatórias das taças europeias de futebol em que defrontou equipas francesas, em vésperas do terceiro confronto, e primeiro com o Mónaco, nos ‘oitavos’ da Liga Europa 2021/22.

O Paris Saint Germain (2008/09) e o Marseille (2017/18) foram os clubes gauleses que afastaram os ‘arsenalistas’, em duas eliminatórias que começaram em França, ao contrário da atual, que arranca em Braga, na quinta-feira.

Apesar de se terem estreado nas taças europeias em 1966/67, os bracarenses só encontram pela primeira vez uma equipa francesa mais de 40 anos depois, em 2008/09, época em que ‘caíram’ perante o Paris Saint Germain.

Na segunda presença nos ‘oitavos’ da Taça UEFA, depois de 2006/07, o Sporting de Braga entrou da melhor forma na eliminatória, ao conseguir um ‘nulo’ no Parc des Princes, em Paris, em 12 de março de 2007.

A formação comandada por Jorge Jesus ficou bem posicionada para chegar aos ‘quartos’, mas, uma semana depois, em Braga, acabou por ser eliminada (0-1) com um golo perto do final, apontado por Guillaume Hoarau, aos 81 minutos.

Nove anos depois, nos 16 avos de final da Liga Europa, o Sporting de Braga, de Abel Ferreira, perdeu logo qualquer ilusão de apuramento na primeira mão, em 15 de fevereiro de 2018, ao perder em Marseille por 3-0.

Valère Germain (4 e 69 min) e Florian Thauvin (74 min), selaram o triunfo do ‘onze’ de Rudi Garcia, de nada valendo aos ‘arsenalistas’, uma semana depois, o triunfo caseiro por 1-0, conseguido com um tento de Ricardo Horta (31 min).

Em 2015/16, o Sporting de Braga já tinha defrontado o Marseille, mas na fase de grupos da Liga Europa, sendo que também venceu em casa, por 3-2, com golos de Hassan, Wilson Eduardo e Alan, e perdeu fora, por 1-0. Passaram ambos aos 16avos de final.

Se, na globalidade, os ‘arsenalistas’ não têm boas recordações dos confrontos com franceses, o Mónaco tem ainda pior dos portugueses, nomeadamente do FC Porto, que, em 2003/04, lhe ‘roubou’ a possibilidade de vencer a Liga dos Campeões.

Na única final sem equipas do ‘top 4’ europeu (Inglaterra, Espanha, Alemanha e Itália) na história da ‘Champions’ (desde 1992/93), os portistas impuseram-se por 3-0, em Gelsenkirchen, com tentos de Carlos Alberto, Deco e Alenitchev.

O Mónaco defrontou uma segunda vez o FC Porto (2017/18), e também o Sporting (1997/98) e o Benfica (2014/15), mas na fase de grupos da ‘Champions’, muito depois de ter afastado o Belenenses (1989/90), na única eliminatória a duas mãos com equipas lusas.

Na primeira eliminatória da Taça UEFA, os monegascos empataram 1-1 no Restelo, onde o argentino Ramón Díaz anulou (70 min), o tento de Chiquinho Conde (55 min), e venceram por 3-0 em casa, com um ‘bis’ do ‘Bola de Ouro’ George Weah.

Em contraste com este primeiro embate, o último foi muito penoso para os Monegascos, que, sob o comando de Leonardo Jardim, perderam os dois jogos com o FC Porto, de Sérgio Conceição, por 3-0 em casa e por 5-2 no Dragão.

A receção do Sporting de Braga ao Mónaco, a contar para a primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa em futebol, está marcado para amanhã, quinta-feira, pelas 21h00 (hora de Paris), no Estádio Municipal de Braga. A segunda mão realiza-se em 17 de março.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]