A associação Cap Magellan promove, de 01 a 09 de agosto, na Covilhã, o 13º Encontro Europeu de Jovens Lusos (EEJL), subordinado ao tema “Tecer a Inclusão: Identidades & Arte (TEIA)”, avançou a organização.
O evento reúne jovens e animadores de juventude da Alemanha, Bélgica, Dinamarca, França, Luxemburgo, Suécia e Portugal que, ao longo da semana, participam num programa que combina formações, ateliês colaborativos e atividades artísticas orientadas por especialistas e ativistas. “O projeto destaca a inclusão, propondo um espaço de aprendizagem não formal, que visa dotar os jovens de ferramentas concretas para enfrentar discriminações e reforçar o seu envolvimento cívico”, explicaram os promotores.
O programa inclui ainda dinâmicas de grupo, visitas culturais e momentos de intercâmbio intercultural, envolvendo jovens com percursos diversos.
Este projeto “pretende reforçar os laços entre jovens europeus lusos e promover uma cidadania ativa baseada na cooperação, no respeito e na solidariedade”.
O evento está aberto à participação de “jovens ativos, animadores e trabalhadores de juventude, estudantes, voluntários ou membros ativos de associações lusófonas na Europa, desde que tenham motivação, interesse pelas questões da inclusão e da igualdade de género, bem como vontade de partilhar esta experiência junto das suas comunidades”.
No final do Encontro Europeu, todos os participantes receberão um certificado “Youthpass”, que reconhece as competências adquiridas.
A Cap Magellan é uma associação de jovens lusófonos e lusodescendentes, fundada em Paris, em 1991, com o objetivo de promover a língua portuguesa, a cultura lusófona e os intercâmbios entre os jovens lusodescendentes de vários países europeus.
Para a realização desta edição do EEJL, conta, na Covilhã, com os apoios do Programa Erasmus+, Universidade da Beira Interior, Câmara da Covilhã e Fundação António Pargana. A estes juntam-se a ASPPA – Associação dos Pós-Graduados Portugueses na Alemanha, a AJA – Associação Zeca Afonso, núcleo de Bruxelas, a Portugisisk Forening i Danemark, a BomDia.lu ASBL (Luxemburgo), a Ung Faps da Suécia e, ainda em Portugal, a Aequalitas, a AFS Portugal e o Conselho Nacional da Juventude.







