Dia 06 de outubro, Dia Mundial da Paralisia Cerebral


1889: Abre o cabaré Moulin Rouge, em Paris, França.

1927: Estreia do primeiro filme comercial sonoro “The Jazz Singer”, com Al Johnson, em Nova Iorque.

1939: Adolf Hitler nega a intenção de entrar em guerra com a França e o Reino Unido, numa comunicação ao Reichstag.

1955: O Citroën DS 19 faz a sua aparição no Grand Palais de Paris e consegue 12 000 vendas num único dia.

1957: I Congresso Republicano de Aveiro, presidido por António Luís Gomes, ministro do Fomento na I República. O congresso decorre sob a vigilância da PIDE, polícia política da ditadura.

1966: Começa a 53.ª edição do “Mondial de l’automobile de Paris”, França, onde o novo Maserati Mexico, considerado um dos melhores exemplares de todos os tempos dos automóveis granturismo italianos, faz a sua estreia.

1992: Início das emissões regulares da SIC – televisão independente, primeiro operador privado de televisão em Portugal. Às 16:00, a jornalista Alberta Marques Fernandes apresenta o primeiro noticiário do canal de Francisco Pinto Balsemão.

1999: Morre, aos 79 anos, a fadista Amália Rodrigues, conhecida como a “rainha do fado”, “Perseguição/As Penas” foi o primeiro título que gravou, em 1945.

2008: O Prémio Nobel da Medicina é atribuído aos franceses Françoise Barre-Sinoussi e Luc Montagnier e ao alemão Harald zur Hausen, pelas suas investigações sobre vírus da imunodeficiência humana.

2025: Morre, aos 78 anos, Fernando Paulouro das Neves, jornalista e escritor, antigo diretor do Jornal do Fundão. Aos 78 anos.

.

Este é o ducentésimo octogésimo dia do ano. Faltam 86 dias para o termo de 2026.

Pensamento do dia: “A ignorância não fica tão distante da verdade quanto o preconceito”. Denis Diderot (1713-1784), escritor e filósofo francês.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Não perca