Brazilian surfer Italo Ferreira celebrates on podium after winning the MEO Rip Curl Pro Portugal 2018 surfing event as part of the World Surf League (WSL) at Praia dos Supertubos in Peniche, Portugal, 20 October 2018. JOSE SENA GOULAO/LUSA José Sena Goulão/Lusa

Surf: Joan Duru finalista, Ítalo Ferreira vencedor em Peniche

O surfista brasileiro Ítalo Ferreira (na foto) venceu neste sábado, 20 de outubro, pela primeira vez o Meo Rip Curl Pro Portugal, a 10ª e penúltima etapa do circuito principal de surf, ao triunfar na final diante do Francês Joan Duru.

Depois de eliminar nas meias-finais o compatriota e líder do ‘ranking’, Gabriel Medina, o atual quarto classificado do circuito não deu hipóteses ao francês, amealhando 15,93 pontos, suficientes para superar os 10,77 de Joan Duru, que iniciou a prova no 23º lugar do circuito mundial.

“Foi incrível. Foi uma semana muito abençoada e graças a Deus consegui a vitória. Consegui ganhar e foi um ano muito divertido para mim, com algumas vitórias e algumas derrotas”, afirmou Ítalo Ferreira.

Este foi o terceiro triunfo da carreira de Ítalo Ferreira, depois das conquistas, já este ano, no Rip Curl Bells Beach, na Austrália, e no Corona Bali Protected, na Indonésia. Em Portugal, o Brasileiro tinha como melhor resultado na praia de Supertubos, em Peniche, o segundo lugar alcançado em 2015, quando foi derrotado na final pelo compatriota Filipe Toledo.

 

Joan Duru, finalista francês em Portugal

No terceiro heat dos quartos de final, o Francês Joan Duru eliminou o Australiano Julian Wilson, arrecadando 11,57 pontos contra os 5,10 pontos.

Joan Duru apurou-se assim para as meias-finais. Nessa fase da prova, o surfista francês acabou por derrotar o Australiano Owen Wright, arrecadando 13,60 pontos contra os 12 pontos. Na final o Francês foi derrotado pelo Brasileiro Ítalo Ferreira.

Foi o melhor resultado de Joan Duru esta temporada no circuito principal de surf. Até agora o melhor resultado tinha sido um nono lugar em Uluwatu CT, na Indonésia.

 

LusoJornal