fpciclismo.pt

Tour de France: Julian Alaphilippe venceu 2ª etapa, Nelson Oliveira no 63° lugar

O ciclista francês Julian Alaphilippe (Deceuninck-QuickStep) venceu hoje a segunda etapa da Volta a França, voltando a vestir a amarela que perdeu a dois dias do final na edição de 2019.

Para somar o seu quinto triunfo no Tour, Julian Alaphilippe atacou na última dificuldade dos 186 quilómetros da ligação com início e final em Nice e bateu ao ‘sprint’ os seus companheiros de aventura, o suíço Marc Hirschi (Sunweb), segundo, e o britânico Adam Yates (Mitchelton-Scott), terceiro, que cortaram a meta com as mesmas 04:55.27 horas do vencedor.

De notar que o português Nelson Oliveira (foto), da equipa espanhola Movistar, terminou no 63° lugar nesta segunda etapa a 8 minutos e 41 segundos do vencedor.

Julian Alaphilippe com a camisola amarela

O anterior camisola amarela, o norueguês Alexander Kristoff (UAE Emirates), perdeu o contacto com o grupo da frente na segunda contagem de montanha de primeira categoria da jornada, entregando a liderança da geral individual a Julian Alaphilippe, que tem quatro segundos de vantagem sobre Adam Yates e sete para Marc Hirschi, respetivamente segundo e terceiro.

No que diz respeito a Nelson Oliveira ocupa o 64° lugar na geral a 8 minutos e 56 segundos do líder da prova.

Recorde-se que na primeira etapa o atleta português caiu: “Fui ao chão, mas [não foi] nada de grave. A estrada estava bastante perigosa por causa da chuva. Foi um dia de salvação”, resumiu, em declarações à agência Lusa.

Nelson Oliveira admitiu no entanto que ninguém podia prever o que aconteceu na primeira etapa com muita chuva: “Mas eles não poderiam adivinhar que iria chover. Ainda assim, para uma primeira etapa do Tour, o percurso era perigoso e a chuva ainda o faz mais. Depois, está a tensão que há no pelotão por causa da camisola amarela para os ‘sprinters’. Portanto, acaba por ser normal”, analisou o único atleta português presente no Tour.

 

[pro_ad_display_adzone id=”38157″]