LusoJornal | Jorge Campos

ACP de Saint Genis Laval participa numa exposição na Mairie da cidade

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

A Associação Cultural Portuguesa (ACP) de Saint Genis Laval tem como principal atividade, um grupo de folclore com o nome “Flores do Atlântico”. É com este grupo, com os sócios e os simpatizantes, que organizam habitualmente os seus eventos.

Atualmente, as regras sanitárias tornam difíceis as atividades. “Já estamos fechados há mais de um ano e só agora é que vamos saber se para o dia 9 de junho teremos a autorização de abrir a nossa sede” diz David Assunção, o Presidente da coletividade. “Mas por agora já estamos a participar num evento cultural que está a ser apresentado aos habitantes de Saint Genis Laval”.

Trata-se de uma exposição implicando as cidades geminadas com Saint Genis Laval ou que têm um Protocolo de Amizade, como é o caso de Tordosento, na Beira Baixa, em Portugal. “Nós emprestamos os trajes folclóricos do nosso grupo e vários objetos de artesanato português da nossa região, e também os presentes trocados durante os numerosos encontros e visitas a Portugal ou a St. Genis Laval” explica David Assunção.

A exposição ficará patente ao público até ao fim do mês, no espaço cultural da Mairie.

Durante este tempo de pandemia e durante o confinamento, a sede da associação esteve fechada, desde março a julho do ano passado e desde novembro até hoje. Em julho passado, aos fins de semana ainda estiveram abertos para os sócios.

Toda a programação para o ano 2021 está anulada, pelo menos por enquanto. Os sócios aguardam que as condições venham a reunir-se brevemente e que, com a devida autorização da Mairie, possam abrir de novo e darem início a algumas atividades antes das férias.

A Direção da associação tem um projeto de organizar alguns almoços na sede e também preparar refeições que serão propostas em “venda para fora” aos domingos.

A associação também participa, com alguns voluntários, num programa de rádio que vai para ar às sextas-feiras, das 19h00 às 21h00, na rádio Pluriel, com o título “Olá Portugal” e que programa principalmente música em português e informações sobre o mundo associativo da Comunidade portuguesa da região de Lyon.

 

Associação Cultural Portuguesa de St. Genis Laval

5 rue Froid

69230 St Genis Laval

 

[pro_ad_display_adzone id=”41080″]