David da Costa Campeão de França de OGP Pré-Moto 3 em 2023


David da Costa sagrou-se Campeão de França na modalidade Pré-Moto 3, no circuito do Castelet, no passado dia 22 de novembro, com uma moto de 250 cc de cilindrada da marca Beon. O jovem português com apenas 15 anos de idade, originário de Vila Nova de Cerveira, reside em Solaise, na região de Lyon, com a família.

A paixão do jovem prodígio pela mota começou muito cedo, quando o pai, Moisés da Costa, lhe comprou uma mini-moto se cross. “Eu tinha 3 anos e desde aí eu acompanho o meu pai e os amigos em saídas pelos montes e agora nos circuitos de competição para motos e carros” disse David da Costa ao LusoJornal.

“O meu treinador, Batiste Guitte, também me ajudou a ser Campeão de França em Super Bike”. Mas todas as atenções estão agora postas no Campeonato da Europa 2024 onde David da Costa vai ter a ocasião de correr em Portugal, no dia 5 de maio, no Estoril e no dia 23 de junho em Portimão. “Mas também estarei noutras cidades da Europa e aqui na França” concluiu sorrindo.

O jovem Campeão entrou completamente no universo da competição das motos e sonha, um dia, passar a profissional. Em paralelo continua os estudos e frequenta um Liceu profissional em Vienne (69), com a ambição de obter um Bac de mecânica de competição e de piloto de motos, para depois transmitir aos jovens que, mais tarde, como ele, tenham a paixão das motos em todas as vertentes da competição.

Moisés e Alexandra da Costa, os pais de David da Costa, assim como irmã Gwen da Costa, dão-lhe todo o apoio familiar necessário para atingir o sonho e viver da paixão.

O quarto do jovem lusodescendente foi-se transformando numa sala de exposição dos muitos troféus que já ganhou nas várias competições em que participou nestes últimos anos.

David da Costa tem já as bases de um grande piloto. Já lhe aconteceu cair em competição, o que é “muito frustrante”, mas tenta sempre tirar destas situações “lições positivas” para se aperfeiçoar no futuro e chegar ao nível mais alto da competição.

O jovem piloto e a família procuram agora patrocínios e parcerias para afrontar com melhores condições o Campeonato da Europa 2024, com as cores da marca Honda e que vai decorrer entre abril e outubro deste ano.

“Faço apelo às empresas portuguesas e francesas e também aos particulares, que me queiram ajudar neste Campeonato da Europa, onde também vou representar as cores de Portugal e, claro, todos os Portugueses” disse com entusiasmo ao LusoJornal. “Estou com muita motivação para que este meu projeto tenha um final muito feliz e cheio de sucessos”.

LusoJornal