LusoJornal | Mário Cantarinha

25 de Abril: 50 anos / 50 testemunhos – Ana Paixão


Nasci dois anos depois, num Portugal livre, arejado, pleno de criatividade e de projetos, onde a renovação e o recomeço se tornaram possíveis.

Cresci numa geração de esperança. Os nossos destemidos pais, ainda imbuídos do espírito de reconstrução que Abril permitiu, proporcionaram-nos as ferramentas para um bom futuro. As portas das universidades abriram-se a muitos de nós, desejosos de consolidar e de concretizar um novo país, mantendo e valorizando a sua cultura e tradições.

E apesar desta etapa instável que atravessamos, em que nos habituámos ao precário e ao provisório, a esperança continua. O espírito da Revolução em que crescemos, continua a alimentar-nos.

Na sua origem etimológica Revolvere significa precisamente isso mesmo: voltar atrás, manter em nós aberta a cada instante a força de Abril.

.

Ana Paixão

Diretora na Cité internationale universitaire de Paris

.

“25 de Abril: 50 anos / 50 testemunhos” é uma iniciativa do fotógrafo Mário Cantarinha, em parceria com o LusoJornal.

Mário Cantarinha escolheu 50 personalidades da Comunidade portuguesa de França, 25 homens e 25 mulheres. Alguns destes testemunhos já foram utilizados para uma exposição há 10 anos. O LusoJornal publica agora os 50 testemunhos, um por dia, até ao dia 25 de abril de 2024.

LusoJornal