A Associação Portuguesa Cultural de Saint Genis Laval comemorou o 25 de Abril


Domingo, dia 21 de abril, a Associação Portuguesa Cultural de Saint Genis Laval situada a 10 km de Lyon e que faz parte do ‘Grand Lyon’, comemorou o 25 de Abril com a projeção do filme “Capitães de Abril”, de Maria de Medeiros, na sala do teatro-cinema La Mouche, em Saint Genis Laval e que foi seguida da inauguração da exposição dedicada à Revolução dos Cravos, que veio de Portugal, da cidade da Covilhã.

O Presidente da associação, Fernando Ressurreição David, agradeceu o apoio da Mairie de Saint Genis Laval e da Freguesia de Tortosendo, que foi “muito importante para a realização deste evento”. A Freguesia de Tortosendo está geminada com Saint Genis Laval e por esta ocasião deslocou-se uma delegação de Tortosendo composta por Susete Neves Ferreira, Secretária da Junta de Freguesia de Tortosendo, que falou da relação que há entre os dois Municípios, veio acompanhada do Senhor Nelson também Adjunto e do Senhor Victor Nave Oliveira que foi o Responsável de fazer a cópia da exposição que está na Cidade da Covilhã.

Estavam ainda presentes a Maire de Saint Genis Laval, Marylène Millet, o Cônsul Geral de Portugal em Lyon, André Sobral Cordeiro, que tomaram a palavra para agradecer a associação e falaram do 25 de Abril, também presentes o Conselheiro das Comunidades Portuguesas Manuel Cardia Lima, eleitos da vila vizinha de Charly, o Representante do Crédit Mutuel e os representantes das associações de Saint Genis Laval.

O público estava muito contente de ver o filme e a exposição, muitos eram franceses e desconheciam o 25 de Abril. Victor Nave Oliveira apresentou a exposição e deu uma explicação sobre o 25 da Abril e a situação que se vivia em Portugal antes da revolução e também do regime de ditadura.

No fim foi oferecido a todos um cocktail com especialidades portuguesas que foram muito apreciadas.

.

Associação Cultural Portuguesa de Saint Genis Laval

5 rue Froide

69230 Saint Genis Laval

Tel : 04.78.56.89.96

Permanências todos os domingos, das 15h00 às 18h00

LusoJornal