Festa do 10 de junho organizada pelo Consulado Geral de Portugal em Lyon


Numa das muitas salas do “Hôtel Dieu” – o antigo célebre hospital de Lyon, agora restaurado e transformado em hotel, centro comercial, centro gastronómico e salas de eventos – as Comunidades portuguesa e francesa festejaram o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades portuguesas. Estiveram presentes várias entidades francesas, como por exemplo a representante da Prefeita e também da Grande Metrópole de Lyon, Béatrice Vessiller.

Da Comunidade portuguesa estiveram presentes representantes do movimento associativo e do meio empresarial que aplaudiram os discursos do Cônsul-Geral André Sobral Cordeiro e da representante de Metrópole.

Este evento teve início às 18h00 e terminou pelas 21h00, e onde podemos ainda constatar a presença dos Conselheiros das Comunidades Jorge Campos e Emília Macedo que puderam partilhar informações com várias entidades presentes.

“Foi pena que não fosse mais numerosa a presença dos representantes do meio associativo aqui na região, pois isto é a nossa festa e partilhar estes momentos com a Comunidade francesa é muito importante. Foram todos convidados” disse o Conselheiro das Comunidades Jorge Campos.

Estiveram presentes os docentes da CSI de Lyon e o seu responsável Luís Viveiros, do Centro internacional de língua e cultura portuguesa (CILCP) representada pela sua Diretora Rosa Maria Queiroz, representantes de várias representações bancárias implantadas na região e vários empresários da construção, entre eles Afonso Humberto da empresa do mesmo nome. De assinalar ainda a presença de todos os funcionários do Consulado Geral.

Foram vários os parceiros desta organização e que tiveram no final grande sucesso junto dos convivas, como foi o caso do cozinheiro Rui Cardoso, que preparou as iguarias e que foi muito lisonjeado e aplaudido.

Assim como António Pinto que ofereceu parte dos vinhos.

Os outros parceiros desta organização foram MDA, O Nosso, Metrópole Grand Lyon e o banco Santander.

LusoJornal