Dia 28 de julho, Dia Mundial dos Avós e dos Idosos


1446: São publicadas as Ordenações Afonsinas, conjunto de Leis de Afonso V, que se toma pelo primeiro Código Penal português.

1750: Morre, aos 65 anos, o compositor, cravista, organista e especialista em construção de órgãos Johann Sebastian Bach, em Leipzig, Saxónia, Leste da Alemanha. Nome maior da música europeia, a catalogação da sua obra revela mais de mil peças repartidas pelos diferentes géneros do Barroco.

1794: Os revolucionários Robespierre, Saint-Just e Couthon são guilhotinados em Paris, um dia depois da recusa da Convenção pela Assembleia. Termina a política de Terror.

1887: Nasce o artista plástico francês Henri-Robert-Marcel Duchamp. Célebre pelas suas esculturas “ready made”, revelou-se em 1913, em Nova Iorque, com a apresentação da tela “Nu Descendo uma Escada II”.

1903: Greves operárias no Porto acentuam o clima de oposição à Monarquia. As paralisações começam pelos tecelões e estendem-se a outros setores.

1999: O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, confirma a realização de um referendo sobre a autodeterminação de Timor-Leste a 30 de agosto.

2002: Terminam os III Campeonatos Mundiais de Atletismo para Deficientes em Lille. Portugal conquista 12 medalhas.

2014: Morre, aos 93 anos, o norte-americano Theodore van Kirk, último membro da equipa de pilotagem do Enola Gay, um bombardeiro B-29. O avião largou a primeira bomba nuclear, apelidada “Little Boy”, sobre Hiroshima, a 06 de agosto de 1945.

.

Este é o ducentésimo décimo dia do ano. Faltam 156 dias para o termo de 2024.

Pensamento do dia: “Bom Deus, se a nossa Civilização se conseguisse manter sóbria durante dois dias, ao terceiro, morreria de remorso.” Malcolm Lowry (1909-57), escritor inglês.

LusoJornal