Estão abertas as inscrições para o Curso Mundial de Formação de Dirigentes Associativos da Diáspora


O Governo anunciou, no Portal das Comunidades, a realização da primeira edição do Curso Mundial de Formação de Dirigentes Associativos da Diáspora – 2024, uma promessa que tinha sido feita pelo Secretário de Estado José Cesário.

As inscrições estão abertas até ao próximo dia 29 de agosto, através do preenchimento de uma Ficha de Inscrição disponível AQUI, e que deverá ser enviada para emi@mne.pt

Por enquanto, ainda não se conhecem as datas de realização do evento, mas sabe-se que vai ter uma duração de três a cinco dias, na segunda quinzena de setembro, em Portugal.

As despesas com a participação são asseguradas pela Direção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas (DGACCP), designadamente passagens aéreas, alojamento e alimentação. “Excetuam-se despesas de carácter pessoal” prefere mencionar a DGACCP.

Os objetivos destes cursos de formação são de garantir “a ligação dos portugueses residentes no estrangeiro a Portugal; a divulgação da cultura portuguesa; a criação de intercâmbios com associações sediadas em território nacional; a capacitação do movimento associativo ao nível da organização e gestão associativa; e as dinâmicas de grupo, candidaturas e execução de projetos”.

Pelo passado já foram organizados cursos deste género para dirigentes associativos, iniciados pelo então Instituto de Apoio à Emigração e às Comunidades Portuguesas (IAECP), que entretanto foi extinto para dar lugar à Direção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas (DGACCP).

LusoJornal