Dia 25 de julho, Dia Internacional de Prevenção de Afogamento


1139: Trava-se a Batalha de Ourique, D. Afonso Henriques derrota os reis mouros da Península. A data é assinalada no Dia do Exército Português.

1415: Parte do Tejo a Armada de D. João I para a conquista de Ceuta.

1492: Morre, aos 60 anos, o genovês Giovanni Battista Cibo, Papa Inocêncio VIII.

1582: Derrota de D. António Prior do Crato na Batalha ao largo de Vila Franca do Campo, nos Açores, com as forças navais castelhanas.

1814: É apresentada a primeira locomotiva a vapor viável, construída pelo engenheiro inglês George Stephenson, segundo os princípios de Watt.

1830: O monarca francês Carlos X emite as leis que preveem o controlo da imprensa, a dissolução das Câmaras Legislativas e a mudança do sistema eleitoral.

1909: O piloto francês Louis Bleriot realiza o primeiro voo, no Blériot XI, um monoplano com um motor de 25 cavalos de potência, internacional, ao atravessar o Canal da Mancha.

1936: O regime nazi alemão de Adolf Hitler apoia a insurreição das forças de Francisco Franco na Guerra Civil de Espanha.

1943: Reúne-se o Grande Conselho Fascista em Itália. Benito Mussolini, o ditador, é demitido e preso. O Rei Vítor Emanuel entrega o Governo ao marechal Badoglio.

1957: A Assembleia Nacional francesa reconhece o direito à independência da Tunísia.

1978: Nasce o primeiro bebé proveta, Louise Brown, no Hospital Central de Oldham, nos arredores de Manchester, na Grã-Bretanha. O processo foi concebido pelos médicos britânicos Roger Edwards, biólogo e pesquisador britânico, pioneiro na biologia e medicina reprodutiva, e Patrick Steptoe, ginecologista.

1995: Uma bomba explode numa linha do RER, na estação de Saint-Michel, em pleno coração de Paris, causando oito mortos e 119 feridos.

2000: Primeiro e único acidente com o avião supersónico “Concorde”. O aparelho da Air France despenha-se nos arredores de Paris, após a descolagem do aeroporto de Roissy, no norte de Paris. Morrem os 100 passageiros e os nove tripulantes.

2008: Morre, aos 89 anos, a fadista e atriz Fernanda Baptista, autora de êxitos como “Fado da Carta”, criou vários outros êxitos e foi primeira figura de várias operetas e revistas, entre elas, “Chuva de Mulheres” e “Fonte Luminosa”.

2021: Morre, aos 84 anos, Otelo Saraiva de Carvalho, militar e estratega do 25 de Abril de 1974, foi comandante da Região Militar de Lisboa e do Comando Operacional do Continente, durante o Processo Revolucionário em Curso (PREC), candidato às presidenciais de 1976. Fica associado às Forças Populares 25 de Abril (FP 25 de Abril), organização armada responsável por vários atentados em mortes, tendo sido condenado, em 1986, a 15 anos de prisão por associação terrorista. Em 1991, recebeu um indulto.

.

Este é o ducentésimo sétimo dia do ano. Faltam 159 dias para o termo de 2025.

Pensamento do dia: “Tudo o que esquecemos grita por socorro em sonhos”. Elias Canetti (1905-94), escritor suíço de origem búlgara.