Faleceu Américo Alves Couceiro militante do PSD Paris e “histórico” do Lusitanos de Saint Maur


Faleceu hoje Américo Alves Couceiro, militante ativo do PSD Paris e antigo jogador de futebol do Lusitanos de Saint Maur. A notícia foi dada pelo Deputado Carlos Gonçalves, líder do PSD Paris. “O meu amigo e companheiro Américo Alves Couceiro deixou-nos. Uma notícia que deixou em choque pois o Américo antes de ser meu amigo já era alguém que eu admirava pela forma como jogava nos Lusitanos de Saint Maur em tempos em que a nossa Comunidade ainda estava a conquistar a sua integração”, escreveu nas redes sociais.

Apesar de ter sido jogador dos Lusitanos de Saint Maur nos anos gloriosos do clube, foi também adepto incondicional da Académica de Coimbra, clube que sempre lembrou com emoção como a “Briosa” e de quem dizia que é “a mais bonita e irreverente casa de estudantes e de causas”.

Natural de Penacova, mais propriamente da Carvoeira, Américo Alves Couceiro trabalhou nos laboratórios da Gallazzi France e morava em Chennevières. Para manter a forma, era frequente cruzá-lo por Joinville, Saint Maurice, Charenton, Maisons Alfort, Créteil, Saint Maur e Chennevières, nas margens da Marne e da Seine.

Era natural cruzá-lo em fato de treino, e não apenas nos jogos do “seu” Lusitanos, que seguia com paixão.

Pessoa de poucas palavras, era militante “ferrenho” do PSD Paris. “Amigo nos momentos mais difíceis e, sobretudo, amigo nas lutas que eu e os militantes do meu partido encetaram nestas últimas décadas em favor das gentes da emigração. Sempre presente, sempre ativo, sempre leal e sempre na sombra pois nunca queria aparecer. Para ele, o que contava era tentar melhorar a vida das pessoas. A sua humildade era reconhecida por todos” escreveu Carlos Gonçalves. “Vivemos grandes momentos juntos”.