João Marco de Deus assumiu funções de novo Cônsul-Geral de Portugal em Lyon


Já assumiu funções o novo Cônsul-Geral de Portugal em Lyon, João Marco de Deus, que já foi Cônsul-Geral Adjunto de Portugal no Rio de Janeiro e veio substituir André Sobral Carneiro, que terminou a sua missão na capital do Rhône.

João Marco de Deus tem “reconhecida experiência consular, ao longo de duas décadas” segundo uma nota do Consulado Geral, alegando que serviu em dois postos consulares no Brasil e assumiu a chefia da Secção Consular na Embaixada de Portugal em Berna, na Suíça. A nota diz também que o novo Cônsul-Geral tem a particularidade de ter nascido em França, é casado e tem dois filhos.

Antes de vir para Lyon, João Marco de Deus exercia o cargo de Diretor de Serviços das Américas da Direção-Geral de Política Externa, no Ministério dos Negócios Estrangeiros, para o qual tinha sido nomeado em setembro de 2023.

Por seu lado, o Cônsul-Geral cessante, André Sobral Cordeiro, foi transferido para os serviços internos do Ministério, em Lisboa, depois de ter estado em Lyon desde junho de 2021.

“O Consulado-Geral de Portugal em Lyon serve, há décadas, uma muito numerosa Comunidade portuguesa, espraiada pelos dezasseis departamentos sob sua jurisdição. Fá-lo com uma equipa relativamente diminuta e meios forçosamente limitados, mas com determinação e vontade de servir” escreveu João Marco de Deus na página de abertura do site do posto consular. “Ao assumir nesta data a gestão do Consulado-Geral, deixo expresso o meu compromisso no sentido de dar continuidade a esta missão e vocação de génese de atender aos vossos interesses e necessidades, bem como de fomentar as relações culturais e económico-comerciais luso-francesas, dando a conhecer, na vasta área geográfica que nos compete, as riquezas e potencialidades de um pequeno imenso país chamado Portugal, que cada vez mais franceses elegem como destino de férias, e de vida”.

Ainda na sua nota na página de abertura do site do Consulado de Lyon, João Marco de Deus assume que “o Consulado-Geral é a vossa casa, disponham dela. Estamos cá para procurar ajudar e simplificar”.

Para além do Consulado-Geral, em Lyon, João Marco de Deus vai também gerir o Consulado Honorário de Portugal em Clermont-Ferrand – cujo Cônsul Honorário é o empresário Isidore Fartaria – e vai assumir Permanências consulares nas cidades de Chalon-sur-Saone, Dijon, Grenoble, Annemasse, Chambéry, Annecy, Puy-en-Velay, Autun, Moulins, Oyonnax, Chamonix e Allassac.

Este verão, também Mário Gomes, atual Cônsul-Geral em Bordeaux vai sair e deixa o posto entregue a Miguel Brito e Abreu.