Português assassinado em Fourques-sur-Garonne… por um outro português


Um cidadão português de 48 anos, Paulo, foi assassinado com arma branca na quarta-feira passada, dia 20 de agosto, em Fourques-sur-Garonne, perto de Marmande, no sudoeste da França, por um outro português, José, de 52 anos, depois de uma discussão violenta entre os dois homens embriagados.

Esta não foi a primeira vez que os dois portugueses discutiam e na região eram conhecidos precisamente por discutirem e por se alcoolizarem, mas acabavam sempre por se reconciliar e encontrarem-se em case de Paulo. José mora numa carrinha não muito longe da quinta onde Paulo morava e para a qual trabalhava. Os dois homens vivem na região há vários anos.

Paulo foi encontrado morto no pátio da casa onde morava, em Fourques-sur-Garonne, ao fim da tarde de quarta-feira. Trata-se de uma quinta isolada, de produtores de cereais. Quando os bombeiros chegaram, já se encontrava sem vida e em estado de morte irreversível. De imediato foram constatados sinais de ter sido esfaqueado com uma faca, com vários golpes.

A Gendarmerie de Marmande foi chamada ao local, cercou a zona de crime e ouviu testemunhos. José foi detido pela polícia poucos minutos depois, quando saía da mercearia da aldeia… com uma cerveja na mão.

O motivo concreto da discussão não foi avançado, mas José assumiu o crime no momento da detenção. O português foi logo posto em prisão preventiva.

Segundo a imprensa local, os dois homens teriam começado a discutir no dia anterior, ao fim da tarde, pelo que José teria voltado a casa de Paulo no dia seguinte. Mesmo se os dois homens estavam alcoolizados, tudo indica que houve premeditação, o que acaba por agravar a situação.