Embaixada de Portugal organiza ciclo de concertos “Musicorama”


A Embaixada de Portugal em França e o Instituto Camões lançam na próxima segunda-feira, dia 22 de setembro, um ciclo de 10 concertos intitulado “Musicorama”, que decorrerá ao longo da temporada 2025/2026, até 21 de junho de 2026, data em que se celebra a tradicional Festa da Música.

“O ‘Musicorama’ nasce do desejo de abrir as portas da Embaixada ao público para partilhar a música em toda a sua diversidade. Com uma programação de elevada qualidade e em espírito de convivialidade, este ciclo apresenta um conjunto de solistas – cantores e instrumentistas – que interpretarão repertórios variados, com especial destaque para o piano, instrumento central nesta série” diz uma nota da Embaixada portuguesa enviada às redações. “A música erudita de tradição europeia – nomeadamente, portuguesa e francesa – e brasileira, estarão em foco’.

A direção musical do projeto é do pianista lusófilo Bruno Belthoise. “Cada concerto é cuidadosamente preparado por músicos talentosos e apaixonados, que pretendem partilhar com o público as obras que mais os inspiram e que defendem internacionalmente” diz a nota da Embaixada. A coordenação do projeto é do Adido cultural da Embaixada de Portugal em França e Diretor do Instituto Camões em Paris, Jorge Barreto Xavier, antigo Secretário de Estado da Cultura.

O concerto inaugural, esta segunda-feira, dia 22 de setembro, contará com a interpretação a quatro mãos de Andrea Corraziari e Antoine Didry-Demarle, num programa que incluirá obras de Fernando Lopes Graça, Giacomo Puccini e Ottorino Respighi.

O ciclo “Musicorama” conta com o apoio da empresa TBS Technologies du Bâtiment & Services, que assume o papel de principal mecenas deste programa musical.