Soazig de la Moissonnière

COP30: Lula e Macron concordam em reforçar cooperação policial na Amazónia


O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o homólogo francês, Emmanuel Macron, concordaram em reforçar a cooperação policial para combater o crime organizado transnacional na região da Amazónia, informou o Governo brasileiro.

Lula reuniu-se com Macron na quinta-feira, à margem da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP30), realizada na cidade amazónica de Belém.

Os dois Chefes de Estado discutiram temas de interesse comum, como a segurança ao longo dos 730 quilómetros de fronteira entre o Brasil e a Guiana Francesa, segundo um comunicado divulgado pela Presidência brasileira.

Lula da Silva convidou o Macron a nomear um adido para participar em “atividades de inteligência” do Centro Internacional de Cooperação Policial para a Amazónia, inaugurado em setembro em Manaus, capital do Estado brasileiro de Amazonas.

Entre os crimes que o centro procura combater estão o tráfico de droga, a extração ilegal de madeira e a mineração ilegal – atividades controladas por grupos organizados, como o Comando Vermelho e o PCC, que consolidaram a presença na região nos últimos anos.

Os dois líderes discutiram também o recém-lançado Fundo Florestas Tropicais para Sempre, para o qual o Governo francês anunciou na quinta-feira uma contribuição de 500 milhões de euros, segundo as autoridades brasileiras.