A importância da escolha do Português no percurso escolar

[pro_ad_display_adzone id=”38158″]

 

 

Um projeto da Coordenação do Ensino Português em parceria com o Ministério da Educação francês

 

O ensino do português no 2° e 3° ciclos (collège) é da responsabilidade do Ministério da educação francês, no entanto, os estabelecimentos de ensino com oferta de português são em número reduzido.

Numa altura em que, com a reforma do ensino secundário francês (lycée), apenas as línguas que o aluno frequenta no seu percurso escolar são objeto de exame no Bac, torna-se ainda mais importante a escolha do Português no collège, como 6ème bilangue ou em 5ème.

A ideia de uma campanha de promoção da língua portuguesa surgiu numa reunião da CAPEF (Comissão de Apoio ao Português em França), uma comissão criada por iniciativa do Embaixador de Portugal em França, Doutor Jorge Torres Pereira, e formada por representantes de associações da Comunidade portuguesa, relacionadas de forma mais ou menos direta com o ensino do Português em França.

Esta ideia surge com o objetivo de ser apresentada na reunião da Comissão bilateral de Acompanhamento do Acordo de Cooperação Educativa e Linguística celebrado entre Portugal e a França, que se iria realizar daí a dias.

A reunião da Comissão bilateral acolheu favoravelmente a ideia e decidiu que esta deveria contar com a implicação e empenho de ambos os países. Seria sobretudo um projeto de promoção do ensino da língua portuguesa, junto dos alunos e encarregados de educação, dinamizado pelas instituições educativas portuguesa e francesa.

A construção do projeto teve o apoio do Camões, I.P. e implicou desde o seu início a Coordenação do Ensino Português com a colaboração dos inspetores pedagógicos do Ministério da educação francês. O Camões, IP, o Ministério da Educação português e a DGESCO (Ministère de l’Éducation Nationale, de la Jeunesse et des Sports-França) acompanharam a evolução do projeto e deram o seu aval à versão final.

Trata-se de um projeto de sensibilização dos alunos para a escolha do Português no collège (2° e 3° ciclos), implementado por professores da Coordenação do ensino português e por professores de português do Ministério da educação francês.

O projeto será desenvolvido junto das turmas de CM1 e CM2 (4° e 5° ano) com o objetivo de motivar os alunos para a escolha do Português em 6ème bilangue (6° ano) ou em Secção internacional portuguesa. Será igualmente realizado no collège, com as turmas de 6ème (6°ano), para sensibilizar os alunos e as famílias para a importância da escolha do português como LV2 em 5ème (segunda língua no 7° ano).

Os professores intervêm nestas turmas para explorar com os alunos um prospeto lúdico. Os alunos partem à descoberta do português / à la découverte du portugais e são levados a descobrir palavras da língua portuguesa e aspetos culturais dos países de língua portuguesa, suscitando a curiosidade e a satisfação pelo que já conhecem e despertando neles a vontade de escolher o português no collège.

Em seguida os alunos serão os mensageiros desta vontade de aprender português, entregando aos encarregados de educação um prospeto informativo sobre o valor e a dimensão da língua portuguesa como língua de cultura, de ciência e de trabalho. O prospeto sensibiliza ainda para a mais-valia que o conhecimento da língua portuguesa poderá representar no currículo dos alunos (Le portugais un pont vers l’avenir / o Português uma ponte para o futuro).

A estes dois documentos, junta-se um pequeno vídeo, para divulgação nas redes sociais e nos sites institucionais, sobre os percursos de ensino e aprendizagem do português para além de banners sobre a mesma temática. Os sites das diversas Direções académicas, bem como o da Coordenação do ensino, e muitos outros, serão também promotores deste projeto.

 

Adelaide Cristóvão

Coordenadora do ensino de português

Embaixada de Portugal em França

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]