A SIP de Saint Cloud apresentou pela primeira vez candidatos ao BAC

A Secção Internacional de Português (SIP) de Saint Cloud, em funcionamento desde 2015, apresentou pela primeira vez candidatos à OIB (Option Internationale du Baccalauréat).

Reservada aos alunos das Secções internacionais, a OIB é a opção internacional do “Baccalauréat”, a qualificação académica que em França valida o fim dos estudos no ensino secundário e permite ingressar no ensino superior.

Trata-se do fim de uma formação que, para alguns, começou no ensino primário, perfazendo assim desde o “CP” 12 anos de ensino internacional.

Foram sete os candidatos da SIP de Saint Cloud nas áreas científicas (S) e económica (ES).

A SIP, o Lycée Alexandre Dumas e o Camões ICL estão “muito felizes e orgulhosos pelo sucesso alcançado pelos nossos alunos, todos obtiveram o BAC, seis dos quais com menção”, comenta Miguel Guerra, Diretor do SIP de Saint Cloud.

A OIB (enquadrada pelas estruturas do Camões ICL) permite um acesso privilegiado ao ensino superior em Portugal já que o diploma é reconhecido nas universidades portuguesas. Alguns dos alunos irão ingressar no ensino superior em Portugal através do contingente da emigração (para o qual estão reservados 7% das vagas da primeira fase).

“Graças a esta formação bilingue de excelência, os nossos alunos vão poder prosseguir os seus estudos em instituições prestigiadas como SciencesPo, as faculdades de Medicina em Portugal e em Paris ou, ainda, a faculdade de Economia em Coimbra. Foi um esforço tremendo por parte destes alunos, uma dedicação que começa a dar frutos concretos”, declara Miguel Guerra.

Para marcar o dia e o sucesso dos alunos foi organizada uma cerimónia informal “com capas negras de Coimbra pelos ombros, fitas assinadas que ficarão para a vida e diploma na mão. A tradição de Coimbra foi um pouco deturpada, mas foi por uma boa causa”, explica o Diretor da Secção.

A SIP de Saint Cloud está em ligação com a SIP de Chaville (a qual está em fase de transferência para Saint Cloud nas seguintes escolas: na École Élémentaire Les Coteaux, do CP ao CM2; no Collège Émile Verhaeren, da 6ème à 3ème).

.

Mais informações:

sipladsc@sapo.pt