Abriram as candidaturas para apoio ao movimento associativo português no estrangeiro

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

Já está aberto desde sexta-feira, dia 1 de outubro, o período de candidaturas para apoio ao movimento associativo português no estrangeiro. O prazo prolonga-se até 31 de dezembro e os postos consulares têm apelado as associações para não aguardarem os últimos dias para a apresentação da candidatura.

Os apoios ao movimento associativo português no estrangeiro rondaram os 600 mil euros nos anos anteriores e são atribuídos pela Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas (DGACCP) no quadro de um regulamento estipulado pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas.

As associações candidatas a este apoio devem contactar os respetivos postos consulares para obterem mais informações e apoio ou consultarem o Portal das Comunidades AQUI, onde poderão ter acesso à Apresentação do programa de apoios, aos Formulários de candidatura e ao Manual de boas práticas. Neste dia 5 de outubro, o site ainda não está atualizado!

Podem candidatar-se a este apoio “associações e federações das Comunidades portuguesas legalmente constituídas há mais de um ano, sem fins lucrativos ou partidários, cujo objeto vise o benefício sociocultural das referidas Comunidades”.

Os pedidos devem dar entrada “exclusivamente” nos postos consulares, presencialmente ou por via eletrónica, mesmo se neste dia 5 de outubro, o próprio site da Secretaria de Estado das Comunidades ainda não tem disponíveis os formulários para 2022.

Antes de formular a candidatura, as associações têm obrigatoriamente de estar credenciadas junto da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas (DGACCP). O pedido de credenciação também pode ser feito online.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]