Academia do Bacalhau de Lyon distribuiu 5.000 euros por duas associações humanitárias



No passado dia 25 de janeiro, sexta-feira, a Academia do Bacalhau de Lyon reuniu Compadres e Comadres, para o tradicional jantar de confraternização, no restaurante de especialidades portuguesas “O Caseirinho”, em Grigny (69), com a participação de cerca de três dezenas de convivas, que comeram um Bacalhau à Lagareiro.

Antes de começar o jantar, o Tesoureiro da Academia, José Brás, disse tratar-se de um “dia especial, pois temos de decidir quais são as associações caritativas ou humanitárias que vão beneficiar do nosso donativo, previsto de longa data, num montante de cinco mil euros”.

A vocação principal desta instituição é precisamente de angariar fundos através de eventos, para depois ajudar quem mais necessita e promover os contactos humanos, pois “muitas amizades já se criaram ao longo dos anos”.

Finalmente a soma de 5.000 euros foi dividida, equitativamente, por duas associações: uma delas chama-se “ELA” e acolhe pacientes com doenças raras e degenerativas, e que também participa na pesquisa de tratamento para essas mesmas doenças; a outra associação chama-se “Foyer Le Rynard” que acolhe crianças e adultos com deficiências mentais e motoras, dando-lhes um quadro de vida mais agradável e humano, com atividades, passeios e formações.

A Academia do Bacalhau de Lyon conta atualmente com cerca de 60 membros ativos, chamados Compadres ou Comadres, que participam regularmente nos jantares, nas viagens e nas galas que organiza em Lyon ou noutras cidades.

As somas angariadas são depois distribuídas para outras associações ou para casos particulares onde a precaridade se faça sentir, após um estudo de cada caso e onde se verifique que se trata de uma “boa ação”.

“Nós privilegiamos a nossa Comunidade portuguesa e as suas instituições, mas não quer dizer que não façamos outras ações de ajudas” confirmou ao LusoJornal o Presidente Américo Jesus.

A Academia organiza jantares bimestrais, “em restaurantes que nos possam servir o tradicional Bacalhau, como não pode deixar de ser”. Para cada um desses jantares, a Direção quer programar uma animação musical.

“A Academia está com o vento em popa, mesmo num contexto económico um pouco difícil, mas estamos sempre abertos a acolher novos Compadres e Comadres. Se alguém o desejar é só apresentar-se junto de um dos Compadres e formularem o pedido participando nos jantares previamente agendados” explicou Mário, um dos membros da Direção.

O próximo encontro da Academia do Bacalhau de Lyon vai ter lugar no mês de março ou abril, em data a ser confirmada ulteriormente.

Uma novidade foi a criação de um grupo WhatsApp da Academia, para facilitar a comunicação entre os seus membros.