Portugal's Fabio Magalhaes (L) in action against France's Vincent Gerard (R) and Luc Abalo (C) during the Men's Handball European Championship 2020 qualification match between Portugal and France in Guimaraes, Portugal, 11 April 2019. JOSE COELHO/LUSA Lusa/José Coelho

Andebol: Portugal luta pelo 1° lugar com a Noruega enquanto França quer despedir-se com triunfo

A seleção portuguesa de andebol, já qualificada para a ronda principal do Euro2020, defronta hoje a anfitriã Noruega na última jornada da fase preliminar, com muito mais em jogo do que apenas a vitória no Grupo D.

O regulamento do torneio determina que as duas seleções apuradas de cada agrupamento transportem para a segunda fase o resultado do jogo entre si, pelo que o triunfo na cidade norueguesa de Trondheim sobre a vice-campeã mundial permitirá a Portugal entrar a ronda principal com dois pontos.

A ‘equipa das Quinas’ totaliza quatro pontos, os mesmos da também apurada Noruega, enquanto a França, uma das potências da modalidade, detentora de seis títulos mundiais, três europeus e duas medalhas de ouro olímpicas, procurará amealhar os primeiros pontos frente a Bósnia, também em ‘branco’.

A equipa liderada pelo selecionador Paulo Pereira já sabe que ficará integrada no Grupo II, sediado na cidade sueca de Malmö, que receberá ainda os dois primeiros classificados dos grupos E (Islândia, já apurada, Hungria, Dinamarca e Rússia) e F (Eslovénia, Suécia, Suíça e Polónia).

A seleção nacional qualificou-se no domingo para a ronda principal, ao beneficiar da derrota da França com a Noruega, por 28-26, e fruto também das vitórias que conquistou sobre os franceses (28-25), na sexta-feira, e sobre a Bósnia-Herzegovina (27-24), também no domingo.

Após 14 anos de ausência, Portugal está a disputar pela sexta vez a fase final do Campeonato da Europa, no qual tem como melhor resultado o sétimo lugar alcançado em 2000, na Croácia.

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]