Associação Dimitri Francisco distribui presentes em hospitais e lares residenciais neste Natal

[pro_ad_display_adzone id=”41080″]

 

A Associação Dimitri Francisco, com sede em Pombal mas presidida por Gilberto Francisco radicado na região parisiense, vai distribuir cerca de seis mil euros de presentes neste dia de Natal, a doentes de quatro hospitais e dois lares residenciais de apoio a deficientes.

Presidida por um emigrante de Pombal, a associação vai levar pais natais, trenós e duendes aos hospitais de Santo André, em Leiria, Distrital de Pombal, Distrital da Figueira da Foz, Pediátrico de Coimbra, Instituto Português de Oncologia do Porto e lares residenciais da Cercipom (Cooperativa de Ensino e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Pombal).

Criada por Gilberto Francisco, que por vicissitudes da vida pessoal passou parte da vida em hospitais pediátricos de França, a associação nasceu para tentar alegrar aqueles que passam o dia de Natal sozinhos no hospital, nomeadamente crianças, explicou à Lusa um dos seus membros, Michael António, que falou em nome do Presidente, ainda ausente do país.

Este ano, a associação conseguiu reunir cerca de seis mil euros oferecidos por mecenas em nome individual e empresas.

A ação começou há cerca de 30 anos nos hospitais franceses, mas, em 2016, Gilberto Francisco foi desafiado a desenvolver o projeto na sua cidade natal, criando formalmente a Associação Dimitri Francisco, em 2019, quando distribui presentes em sete hospitais de norte a sul do país.

A pandemia suspendeu a distribuição de presentes em 2020, mas a associação ofereceu milhares de equipamentos de proteção individual por diferentes unidades de saúde da região Centro, informou Michael António.

Associação de direito privado, sem fins lucrativos, a Dimitri Francisco tem por missão promover e realizar ações de solidariedade, no Natal, em hospitais, instituições particulares e cooperativas, de solidariedade social, em Portugal, não havendo ninguém remunerado, imposição dos seus próprios estatutos.

“A missão é promover a realização de ações de solidariedade no natal, sobretudo em hospitais e junto de crianças internadas, mas não só, e em instituições particulares de solidariedade social, em Portugal”, referiu ainda aquele membro da associação.

Segundo Michael António, a associação ampara ainda crianças com necessidades especiais, patrocina projetos específicos em hospitais pediátricos portugueses, como a ‘newsletter’ do Hospital Pediátrico de Coimbra, a decoração e humanização da sala de Urgências do Pediátrico de Coimbra, em parceria com o projeto Marinheiros da Esperança e a Marinha Portuguesa.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]