Associação dos Portugueses de Bron vai retomando atividades

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

A Associação Desportiva e Cultural dos Portugueses de Bron (ASCPB), nos arredores de Lyon, retomou algumas atividades e convidou sócios e amigos.

Durante o tempo de confinamento sanitário, causado pela Covid-19, a associação conseguiu ultrapassar certas dificuldades financeiras ao obter a autorização da Mairie de Bron para vender pratos cozinhados para fora (take-way). Os sócios e simpatizantes aderiram à ideia e ajudaram a manter a sede aberta. As encomendas eram feitas e recuperadas durante os fins de semana. Foi assim durante vários meses.

“Na data de hoje, já estamos a receber grupos para almoços todos os dias e também aos fins de semana. São especialmente pratos da ementa tradicional portuguesa. Não podemos na data, festejar o S. João, o que vamos fazer agora, criando um ambiente de festa nos nossos locais, com sardinha assada, caldo verde e também com animação musical” disse Isolina Santos, a Secretária da ASCPB. “O nosso habitual Festival de folclore, que se realizava no início do mês de julho foi cancelado e foi adiado para 2022”.

O grupo de folclore prevê recomeçar os ensaios no mês de setembro em previsão de saídas ou eventos futuros. No fim de semana passado, a 24 de julho, o encontro de confraternização com os sócios foi sobre o tema do campismo. “Para preparar as férias grandes” concluiu Isolina Santos.

“Fomos convidados pela Mairie de Bron para participarmos na animação de um Festival de música internacional, no Fort de Bron, com o nosso grupo de folclore Flores de Portugal e também com um stand-bar com especialidades culinárias portuguesas, além das bebidas que as podem acompanhar” disse ao LusoJornal o Presidente da ASPB, Paulo Silva. “As nossas atividades culturais e os passeios estão por agora canceladas, como foi cancelada a nossa viajem à praia, mas logo que podermos tudo se fará e organizaremos tudo como antes do Covid-19.

A Mairie de Bron deu início a um curso de iniciação à língua portuguesa que terá lugar aos sábados, da parte da manhã, na MJC de Bron, após muitos pedidos por parte da população de origem portuguesa e também de muitas outras pessoas que residem no território deste município.

 

[pro_ad_display_adzone id=”41080″]