Atendimento telefónico dos Consulados em França vai passar para Alfandega da Fé no primeiro trimestre de 2022

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

 

A queixa mais recorrente nos serviços consulares portugueses em França é a de não atenderem as chamadas telefónicas. O Governo decidiu pois centralizar o atendimento num único ponto e prometeu que o faria ainda em 2021. A Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, disse ontem ao LusoJornal que o processo está em curso, “estamos já a finalizar os últimos testes técnicos” e “está previsto até ao final do primeiro trimestre, uma vez que com as eleições em Portugal pode haver algum atraso, mas o Centro de atendimento para a França deve estar a funcionar até essa data”.

Berta Nunes respondia ao LusoJornal durante uma visita ao Escritório consular de Lille.

O atendimento consular em França passou a ser feito unicamente via internet. Antes da pandemia de Covid, apenas o Consulado Geral de Portugal em Paris recorria em exclusivo a esta fórmula, mas agora, a regra aplica-se a todos os postos consulares.

No entanto, o atendimento telefónico continua a ser importante, tanto para prestar informação – e até evitar marcações inúteis – como para dar apoio na marcação a quem não tem recurso à internet.

“O Centro de Atendimento Consular vai dar um apoio adicional aos Consulados e também às pessoas que têm dificuldade neste momento em ter uma resposta a um e-mail” garante Berta Nunes que decidiu que o Centro de Atendimento para os Consulados em França vai instalar-se em Alfândega da Fé, o município onde foi médica e Presidente de Câmara, numa lógica de descentralização, e vai ter 13 operadores, completamente bilingues e “com formação adequada”.

Centros de atendimento para vários outros países já estão em funcionamento a partir de Portugal e o de França teve algum atraso, até por se tratar de uma das maiores redes consulares no mundo.

Berta Nunes disse no entanto ao LusoJornal que “não quero deixar de falar no esforço de desmaterialização de atos consulares porque neste momento em França já é possível fazer o registo de Nascimento totalmente online desde que os dois pais sejam portugueses e a criança tenha menos de 1 ano” e anunciou que “vai ser possível também pedir online o primeiro Cartão do Cidadão da criança e recebê-lo em casa. É uma medida que ainda durante este mês contamos que esteja no terreno”.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]