CMAF

Berta Nunes e Maria de Fátima Fonseca visitam Centro de Atendimento Consular em Alfândega da Fé

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

 

A Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, e a Secretária de Estado da Inovação e da Modernização Administrativa, Maria de Fátima Fonseca, visitam esta segunda-feira, dia 29 de novembro, à tarde, as instalações do atual Centro de Atendimento Consular (CAC) para o Luxemburgo e Bélgica, e futuro CAC para França, localizado em Alfândega da Fé.

O Centro de Atendimento Consular (CAC) é uma iniciativa do Ministério dos Negócios Estrangeiros e do Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública, no âmbito do programa Simplex+. Segundo o Governo, “tem como objetivo uniformizar e transmitir de forma padronizada a todos os destinatários residentes no estrangeiro informação consular relevante através de atendimento telefónico e correio eletrónico, num ponto único”.

O primeiro Centro de atendimento foi criado em Lisboa, em abril de 2018 e inicialmente dirigido à Comunidade portuguesa residente em Espanha, tendo alargado o seu funcionamento, em abril de 2019, aos portugueses que residem no Reino Unido e depois à Irlanda, Itália, Malta, San Marino, Albânia e Países Baixos. O CAC de Alfândega da Fé foi criado em outubro de 2020, começou por atender chamadas do Luxemburgo e da Bélgica e está atualmente a preparar a transferência das chamadas de todos os postos consulares portugueses em França.

Berta Nunes conhece bem Alfândega da Fé porque aí reside e porque foi Presidente da Câmara Municipal deste concelho do nordeste transmontano.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]