Bruno Cavaco organiza missão a Portugal sobre economia numérica

O Presidente do Comité France Portugal Hauts-de-France, Bruno Cavaco, que também é Cônsul Honorário de Portugal em Lille, organiza uma missão a Portugal, com uma delegação do Norte, sobre a temática da economia numérica.

Para além de uma forte delegação de criadores de stratups da região, Bruno Cavaco anuncia a presença de três representantes da Mairie de Roubaix, nomeadamente do Maire Guillaume Delbar, que também é Vice Presidente da Région Hauts-de-France, com os pelouros da Renovação urbana, alojamento, inovação numérica e social. Aliás Guillaume Delbar é também Vice Presidente da Métropole Européenne de Lille (MEL).

Léonard Delcourt, Adjoint au Maire de Roubaix com o pelouro do Desenvolvimento económico e Pierre Pick, Conselheiro municipal delegado com o pelouro das relações internacionais, também seguem nesta missão.

O grupo de 26 elementos vai esta terça-feira para Lisboa e a missão dura três dias: 13, 14 e 15 de setembro.

 

À descoberta da “Lisbonne Smart City”

Na quarta-feira dia 13, o grupo vai descobrir “Lisbonne Smart City”. Logo de manhã visita a Câmara Municipal de Lisboa, cidade que recebeu o prémio StartUp Europe Awards 2017, e vai ser recebido por Paulo Soeiro de Carvalho, Diretor Municipal para a Economia e Inovação.

Durante a tarde uma parte da delegação vai visitar o MAAT, o novo Museu de arte, arquitetura e tecnologia, e depois encontra-se com o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro.

A delegação de Roubaix desloca-se nesse dia à Covilhã, no quadro da geminação entre as duas cidades.

Vários membros do Comité France Portugal Hauts-de-France vão participar nesta missão, como por exemplo Jaquelina Fonseca, Conselheira municipal na cidade de Roncq, Antónia Bova, Presidente de Luso Tech e CEO da start-up Euratechnologies papwork, José Costa, Startup Euratechnologies, Citymagine (création start-up au Portugal), bureau Lusotech Porto, Martine Ricouart, Vice Presidente de Artois Vallée e fundadora do gabinete de advogados especializados na Euratechnologies, a advogada Maria Filomena Pontes Lecouls, Frédérric Bonin, CEO da startup Urbik, e finalista da Smart Open Lisboa, o produtor François Sibertin-Blanc, filho do antigo organista da Sé de Lisboa, Vincent e Fanny Santos, CEO da empresa «Aller vivre et entreprendre au Portugal», Jocelyne Rocke, correspondente da French Tech & Luso Tech nas Filipinas, José Freitas da rádio Triunfo, Virginie Dumoulin do aeroporto de Lille e António Duarte do Dpark Enovation Shanghai.

 

Encontro com startups portuguesas

Na quinta-feira, dia 14, a delegação vai descobrir ecosistemas numéricos em Lisboa. O dia começa com um encontro com a Secretária de Estado da Indústria, Ana Lehmann, seguindo-se uma visita à incubadora Startup Lisboa, um encontro com o CEO da Start Up Portugal, uma visita ao Hub Criativia Beato e ao “acelerador” lisboeta Beta-i. Nesse dia está ainda previsto um encontro com a comunidade das French Uppers.

Aliás Sandra Ansanay, Presidente das «French Uppers» integra a delegação, assim como Mongy Zidi, PDG da Archimed e Presidente de Lille French Tech, Pasquale Mammone, President da Universidade de Artois, Vice-Presidente de Louvre Lens Vallée e Vice-Presidente do Cluster Sénior, Marie de Bragelongne, Administradora da Câmara de comércio e indústria franco-portuguesa (CCIFP), Samuel Tapin do custer e-commerce Blanchemaille by Euratechnologies, Emmanuel Delamarre, Diretora geral de Plaine Images, cluster das indústrias criativas, Thibault Vullin, Presidente da ADEP (Grande Ecole du Numérique – Simplon), Marc Lionel Gatto, PDG de Mlg, organizador do Village French Tech CES Las Végas e do evento Blue-Technology em Cascais, Rochdi Merzouki, de Polytech Lille, professor do laboratório de robótica do CNRS, assim como Christian Kosiek de People Angels.

Na sexta-feira, dia 15, a delegação vai ser recebida na Assembleia da República pelo Deputado Carlos Gonçalves, onde almoça, na presença do Presidente da CCIFP, Carlos Vinhas Pereira.

De tarde o grupo é recebido na Embaixada de França, “a mais bonita Embaixada de França na Eropa”, onde lhes vão ser apresentados os intercâmbios económicos entre os dois países.

O acompanhamento em Portugal vai ser feito por Emmanuelle Afonso, que também é Presidente do Observatório dos Lusodescendentes.

 

[pro_ad_display_adzone id=”906″]