Clermont-Ferrand: Mélanie Rua é a nova Miss Portugal Régions de France

[pro_ad_display_adzone id=”41080″]

 

No sábado passado, dia 13 de novembro, a associação Os Camponeses Minhotos de Clermont-Ferrand voltou a organizar mais uma edição da Miss Portugal Régions de France. Mélanie Rua foi a feliz eleita e as primeira e segunda Damas de Honor foram respetivamente Kyliane Gil e Léa Lopes.

A eleição teve lugar na sede da própria associação, praticamente no centro da cidade de Clermont-Ferrand e a principal organizadora foi Magali de Amorim, antiga Miss Portugal Auvergne – eleita em 2003 – já que nos 14 primeiros anos, a associação organizou a eleição de Miss Portugal Auvergne antes de passar a eleger a Miss Portugal Régions de France para abranger participantes de outras regiões francesas.

Este ano concorreram 9 participantes, de Clermont-Ferrand, mas também de Vichy, Lyon, Grenoble ou Paris: Cloé Antunes, Louane Barbosa, Kyliane Gil, Andrea Santos, Andrea Sofia Gomes Ferreira, Léa Lopes da Silva, Mélanie Teixeira Rua, Andrea Pinto e Ana Rita Ferreira. Mélanie Rua vai agora representar as Portuguesas de França na eleição de Miss Queen Portugal, que vai ter lugar já daqui por um mês.

“Foi um bom ano, havia um bom ambiente de grupo e eram todas muito bonitas” confirmou ao LusoJornal Magali de Amorim. “Curiosamente, a Mélanie Rua era a mais alta do grupo, mas não tinha muita confiança nela e foram as colegas que a encorajavam porque lhe diziam que ela era bonita”. Acabou por ser a escolhida do júri.

E no júri estava precisamente Ricardo Monteverde et Leticia Silva, os organizadores de Miss Queen Portugal, que vai decorrer entre os dias 17 a 19 de dezembro. “Desta forma a Mélanie já conhece os organizadores e não se vai sentir sozinha em Portugal” diz Magali de Amorim.

O último concurso organizado pelos Camponeses Minhotos teve lugar em 2019 e a Miss Portugal Régions de France foi Joana da Silva que participou na eleição de Miss Queen Portugal precisamente antes do confinamento. No ano passado, o concurso não foi organizado por razões evidentes de Covid-19.

Mais de 200 pessoas assistiram à eleição, como aliás acontece há muitos anos. As famílias e os amigos das candidatas reservam mesas e aplaudem as suas candidatas preferidas.

A apresentação é da responsabilidade de Dinis Ferreira, filho do Presidente da associação, o carismático João Veloso, que também é membro do Conselho das Comunidades Portuguesas. Em 2003, Dinis Ferreira apaixonou-se pela Miss Portugal Auvergne e casou com ela. Magali de Amorim acabou por se tornar organizadora do evento, sucedendo à estilista Simone Veloso, outra filha de João Veloso, que lá estava, como sempre, no comité de organização.

A eleição da Miss Portugal Régions de France é assunto de família. Talvez seja por isso que o evento persiste ao longo dos anos e mobiliza sempre muita gente e vários patrocinadores.

Na sala estava também Manuela Ferreira de Sousa, mais uma filha de João Veloso, Maire-Adjointe de Clermont-Ferrand, com o pelouro da vida associativa. Representou o Maire da cidade nessa noite de festa franco-portuguesa, mas também lá estava Serge Godard, antigo Maire de Clermont-Ferrand e grande amigo da associação. André Sobral Cordeiro, o novo Cônsul-Geral de Portugal em Lyon, também se juntou às personalidades presentes.

De notar ainda a presença de Jordan Nunes, Presidente da Assembleia Geral da Comunidade Portuguesa de Châlons-en-Champagne, convidado por Anthony Baptista, Tesoureiro dos Camponeses Minhotos.

A imponente sede da associação Os Camponeses Minhotos – Casa de Portugal – ainda não está completamente terminada, mas tem acolhido, nos últimos anos, este e outros eventos.

As candidatas preparam-se no andar superior e descem para desfilar no palco, em fato de banho, em roupa citadina e em vestido de gala. Entre os desfiles, a companhia de circo 4K Barré animou os participantes e, como acontece todos os anos, são apresentados modelos inéditos de roupa.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]