O Consulado-Geral de Portugal em Paris vai acolher uma Conversa com Philippe da Costa, o Presidente da Croix Rouge francesa, nos salões Eça de Queirós, no próximo dia 10 de abril, a partir das 18h30, moderada pelo Professor da Universidade Católica Portuguesa Manuel Antunes da Cunha.
Subordinada ao tema “A causa humanitária e a ação social no mundo”, a Conversa pretende abordar um certo número de questões relacionadas com a carreira de Philippe da Costa, descobrindo o seu recente ensaio, «Nous sommes nés pour agir», e explorando os eventos e mudanças que atravessam os nossos tempos.
“Este diálogo vai permitir de melhor compreender o desempenho e o trabalho do maior movimento humanitário a nível mundial e a importância dos laços sociais num contexto mundial em plena evolução” explica uma nota enviada ao LusoJornal, da Cônsul-Geral de Portugal em Paris, Mónica Lisboa.
.
Na Cruz Vermelha desde os 17 anos
Philippe da Costa é Presidente da Cruz Vermelha francesa desde a 77ª Assembleia Geral de setembro de 2021, depois de ter chegado à instituição em 1979 enquanto socorrista, quando tinha apenas 17 anos de idade e era escuteiro, e de, em 1985, ter-se tornado Chefe de intervenção. Ocupou depois várias funções importantes da instituição, nomeadamente a de Diretor da vida associativa e Secretário-Geral, posto que ocupava antes de assumir a presidência.
Depois de ter passado a sua infância em Poligny (39), no Jura, onde chegou com 5 anos de idade e onde ainda vivem os pais, Philippe da Costa é doutorado em ciências da educação e diplomado em gestão, tendo também sido Comissário-Geral dos Scouts de France até 2002 e ocupou vários postos de direção no grupo Macif e na AG2R La Mondiale.
Para além de ser Presidente da Cruz Vermelha francesa, Philippe da Costa é também membro do Conseil économique, social et environnemental (CESE) e Presidente do Conselho científico do Institut national de la jeunesse et de l’éducation populaire (Injep).
Já Manuel Antunes da Cunha é doutorado em ciências da comunicação pela Universidade de Paris 2 (Panthéon-Assas), e ensina Sociologia da Comunicação, Jornalismo de Investigação, Comunicação Política e Métodos de Investigação. Também é membro do Centro de Estudos filosóficos e humanistas da Universidade Católica Portuguesa e membro da Direção da SEDES Europa.