Conversas Soltas | Adelaide Silva fala da associação Almada Mundo e da relação com Villeneuve d’Ascq

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

Maria Adelaide Paredes da Silva é uma jovem reformada, com um dinamismo fora do comum. Porventura privilegiada por nascer no reino encantado de Trás-os-Montes e Alto Douro, no lugar de Favaios, terra de “sol de fogo” e de “um frio de neve”. Um mundo fantástico, dos animais, da lavoura, das árvores, das gentes, como nos diz Miguel Torga.

Professora de português e de francês do ensino básico e secundário, reconhece ser a educação a chave-mestra da (sua) vida, como pessoa e cidadã.

Em 1993, aceitou, a par da docência, a função de Diretora do Centro de Formação de Associação de Escolas de Almada Ocidental – Proformar. De 2000 a 2017 foi responsável, em exclusividade, pelo Centro de Formação de Associação de Escolas de Almada – AlmadaForma. Volvidos 24 anos na Direção e gestão da Formação Contínua de pessoal docente e não docente, em Almada, com 48 anos de carreira profissional, decide aposentar-se, em 2017.

Mas Adelaide Paredes da Silva é também Presidente da associação Almada Mundo, que organiza e participa em projetos internacionais, mantendo uma ligação privilegiada com Villeneuve d’Ascq, através da Société Historique de Villeneuve d’Ascq.

 

[pro_ad_display_adzone id=”41080″]