Delegação portuguesa vem a Paris para visitar o Salão do Amianto

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

Uma delegação portuguesa participa na próxima semana, em Paris, na 7ª edição do Salon des Professionnels de l’Amiante, organizado pelo magazine Dimag.info e pelas Editions Cédille.

A delegação portuguesa integra representantes da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), do Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção (IMPIC), da Direção Geral do Tesouro e Finanças do Ministério das Finanças e ainda um representante da associação ambientalista Quercus e outra da SOS Amianto.

Ainda recentemente, o lusodescendente Sylvain Gonçalves, dono da empresa “Remove”, com sede em Croissy-Beaubourg (77), especialista da remoção de amianto e chumbo, explicava ao LusoJornal que “em Portugal só se fala em amianto nas telhas das escolas e é o que está a ser removido atualmente”. Mas explicava também que o diagnóstico não está a ser feito convenientemente. “O amianto não está apenas nos telhados de lusalite, está também noutros materiais e se o diagnóstico não for bem feito, o amianto não é removido”.

Sylvain Gonçalves tem acompanhado a situação portuguesa e já assinou um Protocolo com a associação ambientalista Quercus, e está agora a acompanhar esta Delegação portuguesa que se desloca a Paris.

Sylvain Gonçalves considera que Portugal necessita de uma alteração normativa para identificar os materiais que têm amianto. Depois é necessário identificar a forma como remover esse material. Por isso, a equipa da Remove France está a organizar encontros em Paris, visitas a organismos de formação e obras de remoção de amianto, para que a Delegação portuguesa leve informação atualizadas sobre a prática francesa nesta matéria.

O Salon des Professionnels de l’Amiante junta todos os anos os principais atores deste setor, desde os institucionais às empresas de formação e de certificação, das empresas de diagnóstico às empresas de remoção do amianto. É o espaço ideal para conhecer as normas mais recentes e as soluções em matéria de prevenção dos riscos e da descontaminação.

 

[pro_ad_display_adzone id=”41079″]